Cemitérios adaptam programações para o Dia de Finados

Cemitérios adaptam programações para o Dia de Finados

Algumas atividades tiveram que ser canceladas por conta da pandemia

Christian Bueller

publicidade

Comum a todo Dia de Finados, os cemitérios de Porto Alegre preparam uma programação especial para a tradicional homenagem de 2 de novembro aos que partiram. Assim como ocorreu em 2020, algumas atividades precisaram se adaptar ou serem canceladas em virtude da pandemia. Protocolos sanitários como uso da máscara e distanciamento social fazem parte dos ritos nos locais, que disponibilizarão álcool gel aos visitantes.

O Cemitério Ecumênico João XXIII (avenida Natal, 60, bairro Medianeira) terá, entre as 7h e 19h, ações presenciais e virtuais no feriado. A principal delas é a inauguração do painel Pássaros, de 15 m², criado pelo artista plástico gaúcho Tiago Berao, que ficará em exposição permanente no principal andar de circulação do cemitério. No Espaço de conscientização ambiental, serão distribuídas 2 mil mudas de temperos para os visitantes. Na Árvore das Memórias, todos os presentes serão convidados a escrever mensagens póstumas para seus entes queridos. Além disso, o cemitério realizará duas celebrações ecumênicas In Memoriam (10h30 e 15h30) e contará com apresentações musicais ao ar livre.

A programação do Crematório Metropolitano (avenida Professor Oscar Pereira, 584, bairro Azenha) também contará com missas, celebrações ecumênicas, música ao vivo, chuva de pétalas, feira de adoção pet, painel de homenagens, uma sala zen – onde serão exibidas as webséries “Iluminando Memórias com a Monja e o Poeta”, com a Monja Coen e o poeta e escritor Allan Dias Castro, e “Diálogo Aberto”, com rodas de conversas ecumênicas sobre assuntos como morte, luto e saudade -, e um espaço para a meditação. A partir das 10h, uma missa será celebrada pelo arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. Durante todo o dia o violinista Clauber Gil de Souza se apresentará ao vivo. Haverá, ainda, arrecadação de alimentos para o Banco de Alimentos.

Local que abriga túmulos de anônimos e personalidades como Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Plácido de Castro, Conde de Porto Alegre, Teixeirinha e Iberê Camargo, o Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (avenida Professor Oscar Pereira, 423, bairro Azenha) funcionará das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia. Às 10h, haverá missa campal celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Spengler no estacionamento do cemitério. O limite de público ficará reduzido a 66% da capacidade, 400 lugares/cadeiras.

O Jardim da Paz (avenida João de Oliveira Remião, 1347) estará aberto das 7h à 19h, sem o tradicional lançamento aéreo de pétalas de rosas em virtude da pandemia. No entanto, as missas permanecem: serão seis entre 9h e 16h – a terceira, que ocorre às 11h, será conduzida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Donizete Aparecido. Já, no São Miguel e Almas (avenida Professor Oscar Pereira, 400), que funcionará das 8h às 18h, também não terá eventos especiais para evitar aglomerações. No Cemitério São José Vila Nova (avenida Monte Cristo, 810), não haverá missa e funcionará das 8h às 18h30.

Os cemitérios municipais da Capital funcionarão com horários especiais na terça-feira. O Cemitério São João (rua Ari Marinho, 297) estará aberto das 8h às 18h, enquanto os cemitérios Tristeza (rua Liberal, 19) e Belém Velho (rua Nossa Senhora do Rosário, 5.205) funcionam das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A missa de Finados ocorrerá às 10h, no cemitério São João. Nos demais dias, os horários de funcionamento permanecem inalterados, das 8h às 17h. Todos os titulares de jazigos arrendados ou perpétuos, localizados nos três locais devem atualizar as informações de cadastro, no qual constam dados como nome completo e endereço. O recadastramento deve ser feito pelo site da prefeitura ou pelo QR code disponível nos totens instalados nos cemitérios. Também está disponível o e-mail cemiterios@portoalegre.rs.gov.br para mais informações.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895