Cemitérios preparam homenagens para o Dia de Finados

Cemitérios preparam homenagens para o Dia de Finados

Avenida Professor Oscar Pereira concentra celebrações e cultos em Porto Alegre

Mauren Xavier/Correio do Povo

Cemitérios preparam homenagens para o Dia de Finados

publicidade

O próximo sábado, Dia de Finados, será marcado por celebrações e homenagens nos principais cemitérios de Porto Alegre. A partir desta segunda-feira, foi articulada uma mobilização para deixar os espaços na melhor forma possível para aqueles que vão compartilhar este momento de saudades e cheio de lembranças. Estão previstas celebrações de missas e de cultos, homenagens, chuvas de pétalas de rosas e bênção. O horário de visitação será ampliado. Na capital, a maior concentração ocorre na avenida Professor Oscar Pereira, onde a maioria dos cemitérios está localizada.

No Cemitério Santa Casa de Misericórdia, o mais antigo em funcionamento no Sul do país, será celebrada uma missa campal pelo arcebispo Dom Dadeus Grings, no estacionamento. O horário de visitação será das 7h30min às 18h30min. A movimentação deve ser grande também porque o local é considerado um museu ao ar livre, pela importância arquitetônica e pelos personagens da história política e cultural do Rio Grande do Sul lá sepultados, como o cantor Teixeirinha (Vitor Mateus Teixeira), que após quase 28 anos da sua morte ainda recebe homenagens dos fãs.

Entre os políticos, estão os grandiosos túmulos de Borges de Medeiros, Protásio Alves, Júlio de Castilhos e Pinheiro Machado. Para receber os visitantes, o trabalho de limpeza e organização é intenso. Além disso, muitas pessoas anteciparam as homenagens, enfeitando os jazigos com flores.

No Cemitério Parque Jardim da Paz, na Lomba do Pinheiro, os visitantes mais uma vez serão surpreendidos por uma “chuva” de pétalas a partir das 10h40min. Em caso de chuva, porém, a homenagem será cancelada. Também será realizada uma atividade de conscientização para o cadastro de possíveis doadores de medula óssea. A ação faz parte da campanha de doação de medula promovida pelo Grupo Galera da Medula, formado por voluntários e profissionais da saúde que contam com o apoio do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O Crematório Metropolitano São José oferecerá ao público uma programação que envolve cultura, arte e fé. Haverá uma recepção com apresentações ao vivo de violino e flauta e uma exposição de obras da escultora gaúcha Arminda Lopes. Missas serão celebradas às 10h e às 15h30min.

O Cemitério da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas estará aberto das 7h às 19h. Nele, entre as sepulturas mais visitadas estão a do escritor e poeta Mário Quintana e do cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, rei da dor-de-cotovelo e autor do hino do Grêmio. Ao longo do dia, os visitantes poderão acompanhar missas e homenagens e, à tarde, haverá uma procissão especial de bênção aos túmulos.

Floristas reforçam estoque para Finados

Os floristas estabelecidos na avenida Professor Oscar Pereira, próximo ao complexo de cemitérios de Porto Alegre, reforçaram os estoques. Na banca de Noeli Müller, que trabalha no local há 40 anos, a manhã de segunda-feira foi movimentada com a chegada de parte do estoque para o Dia de Finados. “Essa é a melhor época do ano para as vendas. E não deixa de ser um momento de homenagear aqueles que se foram”, disse.

Como neste ano o feriado cairá no sábado a expectativa é de que as vendas sejam maiores. “Deverá ser um dos melhores Dia de Finados dos últimos anos”, projetou. Mesmo sentimento pode ser notado nas outras bancas, onde dezenas de flores eram descarregadas e, do outro lado do balcão, a agitação era grande com a montagem dos arranjos e buquês.

Entre as flores mais procuradas figuram os crisântemos. Em média o custo de um molho sai por R$ 10,00. Mas também há arranjos mais sofisticados, com gérbera, com o preço superior a R$ 50,00. A venda de flores no feriado de Finados é regulamentada pela Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).

No sábado estão previstas ações de fiscalização feitas por equipes fixas e volantes. O monitoramento focará o comércio irregular de vendedores ambulantes que ficam no entorno dos cemitérios. Durante esta semana, a Smic divulgará a área demarcada e autorizada para que as flores possam ser comercializadas.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895