Cemitérios realizam atividades de acolhimento aos visitantes no Dia de Finados

Cemitérios realizam atividades de acolhimento aos visitantes no Dia de Finados

Chuva de pétalas emocionou as pessoas no Jardim da Paz

Cláudio Isaías

Chuva de pétalas emocionou as pessoas no Jardim da Paz

publicidade

O Dia de Finados foi marcado por diversas homenagens nos cemitérios de Porto Alegre durante a sexta-feira. Como forma de proporcionar conforto aos familiares e amigos os cemitérios da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, São Miguel e Almas, São José, Crematório Metropolitano e João XXIII, no bairro Medianeira, na zona Leste da cidade realizaram atividades de acolhimento aos visitantes.


Pela manhã, a circulação de veículos foi intensa na avenida Oscar Pereira o que deixou o trânsito por vezes lento e congestionado na região. Na Santa Casa, o maior movimento foi no túmulo do cantor Vìtor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Os fãs começaram a chegar desde cedo para prestar suas homenagens ao músico. No túmulo, eles organizaram rodas de chimarrão e de bate-papo sobre a carreira do cantor que faleceu no dia 4 dezembro de 1985. 

A historiadora Vitória Duarte Wingert, que realiza o mestrado em processos e manifestações culturais, chegou cedo ao cemitério para conversar com os fãs. Ela analisa no seu trabalho como Teixeirinha se tornou uma figura lendária no Rio Grande do Sul e um grande artista brasileiro.

"Em dezembro deste ano, completa-se 33 anos da sua morte e as pessoas continuam relembrando a sua trajetória. Não tinha visto nada parecido", revelou Vitória que ontem conheceu o túmulo do cantor tradicionalista. O aposentado Silvestre Martins de Oliveira, morador da avenida Cavalhada, na zona Sul da cidade chegou ao cemitério para prestar a sua homenagem ao cantor. "Venho todos os anos para reverenciar a memória do cantor e rever os amigos de diversas cidades do Estado", destacou. 

Muitas das pessoas que foram até o cemitério da Santa Casa aproveitaram para caminhar pelas alamedas do local que abriga pessoas simples e figuras conhecidas do Rio Grande do Sul e do Brasil, como os políticos Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Plácido de Castro e Conde de Porto Alegre. O Campo Santo, uma área destinada as pessoas com menos recursos financeiros, foi outro local muito visitado. Familiares depositaram flores, acenderam velas e realizaram orações em homenagem aos mortos. 

No cemitério São Miguel e Almas, na avenida Oscar Pereira, uma estrutura foi montada para a realização do aconselhamento sobre o luto e uma procissão e bênção nas galerias do cemitério. No cemitério São José, muitas pessoas carregavam flores e outras realizavam a limpeza da parte externa dos túmulos.

No Crematório Metropolitano, além das missas, os visitantes participaram de uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis destinada ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. Além, disso, o público deixou a sua mensagem no mural "Pelo que você é grato?". No cemitério João XXIII,  na avenida Natal, familiares e amigos visitaram os túmulos de seus entes queridos e participaram de algumas atividades, como aferição da pressão arterial e testes de glicose, teste de capacitação pulmonar e atendimento das equipes do Centro de Valorização da Vida (CVV). Um grupo de cordas realizou uma apresentação musical na entrada do cemitério.           

Chuva de pétalas

Pelo menos 40 mil pessoas passaram pelo cemitério Jardim da Paz, na Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, na zona Leste de Porto Alegre, para prestar suas homenagens a familiares e amigos. Uma série de serviços foram oferecidos aos visitantes que foram até o local levar flores ou realizar orações.

Para atender as pessoas, um profissional da área de Filosofia realizava orientações e aconselhamentos sobre o luto organizado pelo Grupo de Reflexão Além da Vida (Grav).
Além disso, o público acompanhou diversas celebrações ecumênicas ao longo do dia. O ponto alto da celebração do Dia de Finados no Jardim da Paz foi a chuva de pétalas que emocionou os visitantes. Pontualmente, às 10h45min, um helicóptero realizou voos sobre o cemitério que resultou em uma "chuva de pétalas" num total de 180 quilos de pétalas jogadas da aeronave.  

Moradora do bairro Partenon, a aposentada Marcela Martinez, disse que ficou emocionada com a cerimônia das pétalas. “É um momento lindo em que estamos lembrando de pessoas que amamos", destacou ela sentada no gramado do cemitério. Já Lenir Maria Menezes, de Viamão, disse que realizou orações pela memória dos seus pais e afirmou que lembrou dos momentos de alegria que conviveu com os familiares.

Fiscalização

Tanto no cemitério Jardim da Paz quanto no João XIII, Santa Casa, São José, São João, São Miguel e Almas, Luterano e Crematório Metropolitano, as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) estavam com servidores em locais bem visíveis para evitar a presença de ambulantes em locais não autorizados. A ação contou com 18 servidores e cinco veículos de transporte. Foram realizadas delimitações nas áreas próximas aos cemitérios criando locais mais afastados para que eventuais ambulantes pudessem comercializar seus produtos e não atrapalhassem a circulação de pessoas e veículos que foi intensa nos cemitérios da região do bairro Glória.       


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895