Centelha da Chama Crioula chega ao Piratini, Assembleia e Paço Municipal de Porto Alegre

Centelha da Chama Crioula chega ao Piratini, Assembleia e Paço Municipal de Porto Alegre

Cerimônias com a presença de autoridades marcam início da Semana Farroupilha

Felipe Faleiro

Acendimento da Chama no Piratini teve a presença do governador Ranolfo

publicidade

Uma série de cerimônias marcou o início da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira, em Porto Alegre, iniciando com a saída da Centelha da Chama Crioula do CTG Estância da Azenha, no bairro Praia de Belas, culminando com seu acendimento no Palácio Piratini, sede do poder Executivo do Estado, na Assembleia Legislativa, sede do Legislativo, e no Paço Municipal, pertencente à Prefeitura.

Autoridades, a exemplo do governador Ranolfo Vieira Júnior, o presidente da Assembleia, deputado Valdeci Oliveira, e o prefeito Sebastião Melo, participaram em momentos diferentes do cerimonial. Ao todo, 12 cavalarianos saíram logo cedo do 1º RT, conduzindo, sob chuva fraca, a chama pelas ruas de Porto Alegre. Ela havia sido inicialmente acesa no município de Canguçu, na região Sul do Estado, no último dia 13 de agosto, e conduzida a cavalo pelo Estado desde então.

Depois da saída do CTG, ela seguiu ao Centro Histórico, acompanhada por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que observaram o trânsito. Houve diversos momentos de emoção ao largo das cerimônias. No Piratini, o governador Ranolfo recepcionou a Chama, acompanhado de diversos secretários e representantes do tradicionalismo, e vinda a partir das mãos do Patrono dos Festejos Farroupilhas de 2022, o músico e poeta Adair de Freitas.

“Estou muito feliz e honrado por este convite. Acredito que a renovação e o amor pelo Estado vêm, sobretudo, pelas crianças e jovens, que possam ter a possibilidade de conhecer este Estado maravilhoso”, afirmou Freitas. Savaris, por sua vez, reforçou que a Semana Farroupilha é um momento “especial, de comemoração e homenagem”. “Precisamos sempre lembrar que o gaúcho é um tipo étnico resultado da combinação das etnias que vieram para cá. A Semana também busca refletir o que queremos como sociedade”, afirmou.

Ranolfo disse que a Chama é o “símbolo maior de sermos gaúchos e gaúchas”. “A Semana Farroupilha é aquele momento em que a sociedade gaúcha cultua sua história e sua tradição. Não tem estado neste país que tenha orgulho disto como nós temos. Estamos efetivamente representados em todos os cantos deste Brasil, e, porque não dizer, do mundo. Que esta Semana Farroupilha aconteça com muita serenidade e tranquilidade”, comentou o governador.

Na sequência, a centelha foi encaminhada para a Assembleia Legislativa, onde foi recebida por Oliveira. “Esta casa se sente honrada em recebê-los. Esta é uma semana importante, de celebração, mas também de reflexão sobre o papel histórico que teve a nossa Revolução Farroupilha, os avanços e conquistas. Muitas questões que estamos debatendo hoje, também fazem parte e são frutos daquilo que, há muitos anos, foi a luta dos farroupilhas no estado do Rio Grande do Sul”, disse Oliveira.

Em seguida, ela passou pela Brigada Militar e, por último, ao Paço, onde foi recepcionada por secretários municipais e pelo prefeito Melo. “Este rito começou com a Semana da Pátria, passou pela chegada no Acampamento Farroupilha, e hoje, a Chama aqui está. O MTG tem um papel extraordinário neste sentido”, pontuou Melo. A centelha permanece nos locais até o próximo dia 20, quando a Revolução Farroupilha é celebrada.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895