Central de Triagem Covid-19 do GHC encerra com homenagem a profissionais de saúde em Porto Alegre

Central de Triagem Covid-19 do GHC encerra com homenagem a profissionais de saúde em Porto Alegre

Recentemente, o setor vinha recebendo apenas 15% da demanda habituada de 170 pacientes diários

Christian Bueller

publicidade

Com uma homenagem aos profissionais de saúde em forma de balões com o número de pessoas atendidas, o Central de Triagem Covid-19 do Grupo Hospitalar Conceição encerrou suas atividades na noite desta quarta-feira. A estrutura, que funcionava junto ao prédio da Escola GHC, na avenida Francisco Trein, foi desativada após 11.528 atendimentos em seis meses. A instituição decidiu pelo fechamento do setor após a diminuição da demanda.

O local que chegou a atender 170 pessoas por dia, vinha recebendo atualmente 15% deste quantitativo. Conforme o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, a central de triagem foi um espaço muito importante para o enfrentamento da pandemia na instituição e para a população de Porto Alegre e Região Metropolitana. “Foram 218 dias de atendimento e, agora, todas as pessoas que necessitarem podem procurar nossas unidades básicas de saúde, a nossa UPA Moacyr Scliar na zona norte e, caso necessário, se o estado se agravar, na nossa Emegência do Hospital Conceição”, explicou. A decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde.

Oliveira destacou o papel de quem atuou na linha de frente no combate à doença na central. “Eles se dedicaram nesses dias todos aos atendimentos. Foram 50 profissionais do hospital a quem agradecemos e reconhecemos pelo valoroso trabalho”, frisou. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, higienizadores e funcionários administrativos receberam kits de higiene adquiridos por meio de doações. A partir desta quinta-feira, já serão realocados a outros setores do hospital.

Por volta das 20h, a última paciente, também funcionária do GHC, foi atendida. A técnica de enfermagem Roselaine Ferreira Andrade sabia que se tratava do último dia, só não imaginava que o encerramento seria bem naquele momento. “Estava sentindo dores de cabeça e de garganta, então preferi vir fazer o teste”, contou. Ela está entre os cerca de 5 mil profissionais de saúde do próprio GHC atendidos na central de triagem.

A Escola GHC, que sediava a central de triagem, continuará a serviço dos profissionais do Conceição que necessitarem se consultar. O Posto de Atendimento a Funcionários com Síndrome Gripal funcionará no local, das 8h às 20h, de segunda a sábado, incluindo feriados.

Ouça:

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895