Central dos Trabalhadores do RS adere a paralisação nacional do dia 22

Central dos Trabalhadores do RS adere a paralisação nacional do dia 22

Transporte coletiva deverá ser o serviço mais afetado em Porto Alegre

Henrique Massaro

Central dos Trabalhadores do RS aderiu a paralisação nacional do dia 22

publicidade

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) decidiu realizar uma paralisação nacional para o dia 22 de setembro. No Rio Grande do Sul, a questão foi decidida após reunião realiza nesta segunda-feira em Porto Alegre com total adesão das outras centrais do Estado. Um dos serviços que será mais afetado pelo ato será o transporte coletivo da capital, que deve parar. Também não está descartada ação nas principais vias de acesso da região Metropolitana, que podem vir a ser interrompidas.

“Um grande desencontro nos direitos dos trabalhadores”, é como define a situação do país o presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor. Segundo ele, o atual momento e algumas medidas tomadas pelo governo do presidente Michel Temer foram as principais causadoras da mobilização que se formou e que culminará na paralisação do dia 22. Ainda conforme o presidente da central, o próximo passo é buscar uma unificação entre os trabalhadores dos setores público e privado no Estado, garantindo maior adesão ao movimento, uma vez que todas as classes trabalhadoras podem ser prejudicadas pelas mudanças.

As principais posições da CTB são contrárias a reforma da previdenciária, que inicialmente prevê, entre outras coisas, a ampliação da idade mínima para se aposentar. O projeto do Governo Federal já foi encaminhado ao Congresso Federal e deverá ser discutido após as eleições. Os sindicalistas também criticam as mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a perda de direitos dos aposentados. Os dirigentes voltarão a se reunir em plenária no próximo dia 16. Nesta reunião, serão decididos os principais pontos da paralisação do dia 22.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895