Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua é inaugurado em Porto Alegre

Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua é inaugurado em Porto Alegre

Prédio na João Pessoa, quase no cruzamento com a avenida Princesa Isabel, poderá receber até 60 pessoas por dia

Cláudio Isaías

Espaço vai funcionar na avenida João Pessoa, 2384, quase no cruzamento com a avenida Princesa Isabel, na zona Leste da cidade

publicidade

Com a previsão de atender 60 pessoas por dia em situação de vulnerabilidade social em Porto Alegre, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o Centro POP I, foi inaugurado nesta quinta-feira. O espaço que vai funcionar na avenida João Pessoa, 2384, quase no cruzamento com a avenida Princesa Isabel, na zona Leste da cidade, será gerenciado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) em parceria com a Associação Cultural e Beneficente Ilê Mulher. 

A presidente da Fasc, Vera Ponzio, disse que o centro possui uma característica diferente porque ele está localizado em um território de circulação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. "A ideia é de um cuidado diferenciado em que a população de rua ao ingressar no POP I seja tratada com toda a dignidade possível. Estamos apostando que o atendimento nesta região da cidade vai mudar a vida de quem vive em situação de rua", ressaltou.

Na próxima semana, está previsto a inauguração pela prefeitura de Porto Alegre de um Centro POP no bairro Floresta. Segundo Vera Ponzio, as pessoas acolhidas no Centro POP I recebem alimentação e poderão tomar e lavar a roupa cuidados que são ofertados pelas equipes da Fasc que realizam a abordagem diária da população em situação de rua na Capital. 

O funcionamento do Centro POP I será de segunda a sexta-feira e nos finais de semana sempre das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Eles terão oficinas de cidadania, cultura e artes e a pratica de capoeira nos turnos da manhã e tarde com duas turmas de 30 pessoas.

A cerimônia de inauguração do espaço contou com as presenças do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do vice-prefeito Gustavo Paim e dos secretários municipais de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, e da Saúde, Pablo Stürmer.

No mês de março, a prefeitura de Porto Alegre inaugurou o Centro POP III na avenida França, 496, bairro Humaitá/Navegantes, na zona Norte da cidade. Os atendimentos também são prestados em uma parceria entre a Fasc e a Associação Cultural e Beneficente Ilê Mulher. No local, são atendidas 80 pessoas por dia (40 por turno - manhã e tarde).

O novo Centro Pop III conta com sala de lazer, biblioteca e espaços para mães com crianças pequenas e oficinas. Os usuários recebem lanche e podem tomar banho e lavar roupas no local. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895