Cerca de 4 mil participam de desfile cívico em Porto Alegre

Cerca de 4 mil participam de desfile cívico em Porto Alegre

Mais de dez escolas participaram de ato na Restinga

Karina Reif

Mais de dez escolas participaram de ato na Restinga

publicidade

Compondo as festividades da Semana da Pátria, cerca de 4 mil pessoas participaram nesta sexta-feira de desfile cívico no bairro Restinga, zona Sul de Porto Alegre. Com o tema Nosso Jeito de Mudar o Mundo, mais de dez escolas integraram a atividade, que contou com bandas marciais e adereços simbolizando a paz e a cidadania.

“A Restinga tem se caracterizado por escolher temas relacionados ao cotidiano. O desfile é uma forma de mostrar aos jovens que é possível fazer mudanças. Não adianta se omitir. Na educação, mostramos que os alunos têm direitos e deveres”, observou a secretaria municipal da Educação (Smed), Cleci Maria Jurach. Apesar de o país estar passando por uma crise econômica e política, ela avalia que o orgulho da pátria é independente. “O Brasil está acima de políticos e governo. Cada um pode fazer algo e o Brasil somos todos nós”, ressaltou.

No mesmo sentido, o conselheiro do Orçamento Participativo e líder comunitário da Restinga, André Seixas. Na opinião dele, é necessário recuperar o espírito cívico. Lembra também que os desfiles ficaram associados à Ditadura Militar e nos últimos anos perderam força. Contudo, a cidadania e a defesa do país não precisam estar relacionadas ao regime.

O auxiliar de serviços gerais Celso Rodrigues, 46 anos, desfilou até os 15 anos na Restinga. O evento já é tradição no bairro e reúne diversos moradores para assistir. Mesmo não participando mais, ele voltava todos anos para acompanhar as escolas. Ontem foi a primeira vez que o filho Antony de 4 anos integrou o desfile. “Ele estava muito ansioso ensaiando”, comentou a mãe da criança, Patrícia Jacinto, 34. Ambos consideram a atividade como parte da educação. “É uma forma de representar a pátria e ensinar os deveres”, afirmou ela. “A casa é a base e a escola complementa o que fazemos”, disse o pai.

Segundo a Smed, mais de 20 escolas da rede municipal de ensino participam de desfiles alusivos aos 193 anos da independência do Brasil. Neste sábado, ocorre o tradicional desfile da Mocidade na avenida José Bonifácio, bairro Bom Fim, a partir das 9h30min. “O Meu Jeito De Ser Brasileiro” é o tema deste ano.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895