Cerimônia virtual encerra festejos da Semana Farroupilha em Porto Alegre

Cerimônia virtual encerra festejos da Semana Farroupilha em Porto Alegre

Em função da pandemia coronavírus, a tradicional extinção da Chama Crioula ocorreu no Galpão Universo Virtual

Felipe Samuel

Apresentações de atrações regionais marcaram despedida dos festejos

publicidade

Os festejos em comemoração à Revolução Farroupilha, na Capital, se encerraram neste domingo sem a tradicional extinção da Chama Crioula no Parque Harmonia. Em função da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de 20 de Setembro ocorreu no Galpão Universo Virtual, um estúdio montado no local, de onde foi transmitida por meio da página do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) na rede social Facebook.
  
Ao destacar que 2020 foi um ano atípico, a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, elogiou o esforço das coordenadorias das Regiões Tradicionalistas e entidades filiadas para garantir a realização da programação virtual durante a Semana Farroupilha. "Fizemos o que foi possível, dentro das limitações de cada entidade, de cada município e de cada região", assinalou.

Conforme Gilda, o formato inédito exigiu esforço do MTG para garantir a programação online. Ela destaca que as atrações oferecidas durante a semana via redes sociais, como shows e oficinas culturais realizados no estúdio do Parque Harmonia, receberam o reconhecimento da comunidade. "As pessoas tiveram que se reinventar para usar as tecnologias. E muitas não sabiam o que era a internet", observa.

Mesmo sem contar com público tradicional no Parque Harmonia, Gilda revela que a tecnologia permitiu que gaúchos de regiões diversas pudessem acompanhar os festejos via internet. "Conseguimos transmitir além do RS e do Brasil. O mundo todo esteve conectado com essa mensagem de que era possível. Muitos diziam que não faríamos nada, que não haveria festejos farroupilhas", conclui. Segundo Gilda, os órgãos públicos que receberam a centelha da Chama Crioula fizeram o apagamento em suas próprias sedes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895