Cetran defende anular multas aplicadas em motoristas flagrados com extintor antigo

Cetran defende anular multas aplicadas em motoristas flagrados com extintor antigo

Detran irá definir se irá homologar as multas aplicadas em janeiro

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

Entendimento do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) sustenta que as multas durante a vigência da legislação obrigando o uso do extintor tipo ABC deixem de ser cobradas para quem teve o veículo fiscalizado nos primeiros dias do ano. Isso porque a obrigatoriedade foi adiada por 90 dias, na segunda-feira. Como a nova regra não deixa claro o que deve ser feito com as autuações, o presidente do Conselho, Sérgio Teixeira, entende que o termo “adiar” deixa implícita a necessidade de não validar a multa de R$ 127 reais, além dos cinco pontos na carteira de habilitação.

Resolução do Contran, que começou a valer em 1º de janeiro, previa a obrigatoriedade do equipamento em todos os carros em circulação. Por conta da procura, o produto chegou a desaparecer do mercado em muitas cidades do país, ou teve o preço reajustado. Teixeira também disse que faltou publicidade explicando que a lei, de 2009, tinha vigência prevista para 1º de janeiro. No Rio Grande do Sul cabe ao Detran homologar ou não as multas aplicadas. A reportagem da Rádio Guaíba já solicitou ao órgão que esclareça a providência a ser tomada, mas ainda não teve resposta.

O Denatran chegou a informar, na segunda-feira, que não havia possibilidade de suspender a fiscalização e a multa, mas acabou cedendo. O órgão considerou que a falta do extintor nas lojas se deve ao excesso de procura, já que os motoristas deixaram para comprar na última hora.

O extintor ABC apaga incêndio em materiais sólidos como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos. O equipamento substituiu o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e também nos combustíveis líquidos – óleo, gasolina e álcool -, materiais também recomendados para o extintor do tipo ABC.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895