Chances de chuva forte e de ventos deixam Prefeitura de Porto Alegre em alerta

Chances de chuva forte e de ventos deixam Prefeitura de Porto Alegre em alerta

Marinha do Brasil informou a formação de um ciclone extratropical que pode ter reflexos no litoral do RS

Cláudio Isaías

Marinha do Brasil informou a formação de um ciclone extratropical que pode ter reflexos no litoral do RS

publicidade

Diante da possibilidade da ocorrência de chuva e vento forte que podem atingir Porto Alegre no final de semana, as equipes da prefeitura de diversas secretarias estarão em alerta. Na Capital, as rajadas podem atingir 80 km/h.  A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já está de prontidão para ações de bloqueio e desvios de trânsito, conforme a necessidade.

A Divisão de Espaços Verdes, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), responsável pelo manejo de árvores, estará com cinco equipes de plantão, atendendo as demandas envolvendo quedas de árvores e galhos, com prioridade para vias com bloqueio. Um total de 45 profissionais de zeladoria urbana do DMLU vão atuar na limpeza e no recolhimento do lixo espalhado durante o evento climático. A Divisão de Manutenção de Águas Pluviais estará em alerta, para possíveis casos de alagamentos ou acúmulo de água. O Centro Integrado de Comando (Ceic) atua na articulação com os órgãos e monitoramento das imagens disponíveis.

No sábado, a previsão é de tempo nublado e chuvoso. A temperatura não deve passar dos 21ºC. No domingo haverá chuva em alguns momentos no período da manhã. No decorrer do dia, está prevista abertura de sol. Os termômetros deverão registrar a mínima de 13ºC e a máxima de 20ºC.

Ciclone extratropical

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), informou sobre a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano e que poderá provocar ventos intensos de direção Sudoeste a Sudeste de até 100 km/h, com rajadas, no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, até domingo.

O ciclone extratropical poderá provocar condições favoráveis à ocorrência de mar agitado com ondas de direção Sudeste a Nordeste, entre 3 e 7 metros de altura, na região costeira (em alto-mar), entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O fenômeno também poderá provocar condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudeste a Nordeste entre 2,5 e 4 metros de altura na costa, em todo o litoral gaúcho e de Santa Catarina.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895