Cheia de rio tira quase 250 pessoas de casa em São Gabriel

Cheia de rio tira quase 250 pessoas de casa em São Gabriel

No Estado, há desabrigados também em Estância Velha e Santa Cruz do Sul de acordo com a Defesa Civil

Correio do Povo

Cheia do rio Vacacaí alagou áreas ribeirinhas e forçou a retirada de alguns moradores

publicidade

A cheia do rio Vacacaí provoca transtornos em São Gabriel, região Central do Estado. Com 7 metros acima do normal, ruas e avenidas estão alagadas nos bairros Mato Grosso, Beira-rio, Passo da Lagoa, Bom Fim, Vila Maria e na estrada ERS 630.

Cerca de 70 casas foram atingidas pela cheia, conforme a Defesa Civil, resultado em pelo menos 240 pessoas desabrigados. Foram disponibilizados pontos para receber as famílias em um escola e um ginásio, assim como dois barracões foram montados pelo Exército nos bairros Mato Grosso e Passo da Lagoa. Conforme o secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil, Ricardo Barbosa Júnior, a expectativa é de elevação do Vacacaí até a noite de hoje.

Neste momento, as famílias ainda não procuraram abrigos públicos. A Defesa Civil não está recolhendo doações, mas os interessados podem encaminhar mantimentos, colchões, cobertas e roupas para a Secretaria da Assistência Social de São Gabriel.

Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, houve deslizamento de terra em uma encosta que atingiu duas casas. Em função disso, oito pessoas foram encaminhadas para a prefeitura. Situação semelhante foi registrada em Estância Velha, onde uma derrubada de encosta provocou interdição de três residências. Não há feridos. As famílias foram removidas para casa de parentes. 

A Defesa Civil também está monitorando a elevação de rios em todo o Estado. No município de Pedro Osório, na zona Sul, o rio Piratini está 6 metros acima do nível normal, em elevação, mas não há nenhuma residência afetada. Na Fronteira Oeste, o rio Ibirapuitã chegou a 7m39cm nessa manhã. Estão em elevação ainda os rios Quaraí, Camaquã, Jaguarão, Jacuí, Gravataí e Piratini.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895