Cheia do Rio do Sinos obriga famílias a deixarem suas casas em Sapucaia do Sul

Cheia do Rio do Sinos obriga famílias a deixarem suas casas em Sapucaia do Sul

Pontos de alagamentos e queda de árvores foram alguns dos prejuízos registrados na cidade

Fernanda Bassôa

Cheia do Rio do Sinos obriga famílias a deixarem suas casas em Sapucaia do Sul

publicidade

As fortes chuvas da madrugada desta quinta-feira seguem causando transtornos aos moradores da região Metropolitana. Novos pontos de alagamento foram identificados, além de queda de árvores e interdições foram feitas em razão do risco de desmoronamentos. Em Sapucaia do Sul, famílias dos bairros Carioca e Fortuna precisaram ser retirados às pressas por equipes da Defesa Civil em virtude da cheia do Rio do Sinos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Robson Ferraz, nas últimas 24 horas choveu 80mm o que elevou o nível do Sinos a 4,91 metros. “Sete famílias foram retiradas no Fortuna e outras três no Carioca. Todas foram encaminhadas para os abrigos que montamos nas Associações de bairro.” A forte chuva também provocou o transbordo do Arroio José Joaquim no trecho entre a BR 116 e Cohab Blocos.

Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

Alguns moradores daquele trecho deixaram as residências e foram para a casa de parentes. Dois barcos estão usados para auxiliar na ação. “A situação é bem preocupante. Pelo menos uma casa foi interditada no bairro Jardim com risco de desmoronamento. Também houve um desbarrancamento no Parque Joel. Sem feridos”, disse Ferraz. O volume de chuva também causou transtornos nas Avenidas Lúcio Bitencourt, Theodomiro Porto da Fonseca, Mauá e Sapucaia e os motoristas precisaram de atenção e cautela.

Em Esteio, ainda na madrugada, houve o transbordo do arroio Esteio no trecho da Rua Dona Isabel, no bairro São José. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos se concentraram, ainda pela manhã, na retirada de um telhado que que havia sio descartado no canal e causou a obstrução das águas na galeria. Uma retroescavadeira hidráulica foi usada para ampliar a capacidade de vazão, retomando o nível de água na calha do arroio.

De acordo com a Prefeitura, a atenção segue junto as localidades da Vila Osório, São Sebastião, Primavera, Três Marias e Jardim das Figueiras.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895