Cheia do Rio Taquari desaloja famílias em Lajeado

Cheia do Rio Taquari desaloja famílias em Lajeado

Água bloqueou vias na cidade e fez com que cerca de 30 casas fossem evacuadas

Deolí Gräff / Especial CP

Desalojados de Lajeado foram transferidos para o Ginásio de Esportes do Bairro São Cristóvão

publicidade

Pelos menos 30 famílias devem ser desalojadas em Lajeado em função da cheia do Rio Taquari.  A régua medidora instalada no Porto Fluvial, em Estrela, chegou a marca de 8,59 metros acima do seu nível normal, alcançando 21,59 metros às 19h deste domingo. O que contribuiu para a elevação das águas foi o grande volume do afluente, o rio Forqueta, que chegou a interromper a passagem de veículos na VRS 811, entre os municípios de Arroio do Meio e Travesseiro.

O acesso ao município de Colinas ficou alagado, obrigando os motoristas a usarem um desvio para entrar e sair da localidade. Em Estrela algumas ruas ficaram fechadas em função do volume de água. O maior transtorno foi causado em Lajeado, onde diversas vias foram bloqueadas. A avenida Décio Martins Costa ficou quase toda submersa. As ruas próximas ao Parque Professor Theobaldo Dick ficaram alagadas, impedindo a passagem de veículos.

As equipes da Defesa Civil de Estrela e Lajeado trabalharam neste domingo na remoção das famílias que tiveram suas casas atingidas. Algumas residências foram desocupadas por precaução. Em Lajeado, pelo menos 30 famílias foram transferidas para o ginásio de esportes do Bairro São Cristóvão ou para casas de amigos e parentes. Além de caminhões baú, a Defesa Civil ofereceu alimentação e auxiliou no carregamento de móveis. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Lajeado,Gilberto Schmidt, a maioria das famílias foi retirada de suas casas antes da água chegar, como medida preventiva.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895