Cheia dos rios provoca medo de inundações no Vale do Sinos

Cheia dos rios provoca medo de inundações no Vale do Sinos

Maior risco acontece cerca de 72 horas após grandes volumes de chuva

Correio do Povo

Cheia dos rios provoca medo de inundações no Vale do Sinos

publicidade

As comunidades que vivem em áreas próximas ao Rio dos Sinos nos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo estão em alerta para o risco de inundações. Com o grande volume de chuva registrado desde a última sexta-feira, o manancial encontra-se em um nível que coloca em prontidão as equipes da Defesa Civil das cidades e a poucos centímetros de começar a chegar nas residências.

Em São Leopoldo, o Sinos chegou a 5,20 metros na manhã de segunda-feira, ultrapassando o nível considerado de risco, que é de 5 metros. Na medição realizada à tarde, o manancial já havia ganhado 10 centímetros, se aproximando de 5,5 metros, patamar no qual começam as inundações. De acordo com o coordenador da Defesa Civil local, Silomar Roberto Gomes, as equipes iniciaram, durante a manhã dessa segunda, um trabalho de alerta às comunidades que vivem em regiões mais afetadas. "Os bairros que mais preocupam são o Vicentina e o São Geraldo, além da Rua das Camélias, no bairro Pinheiro", explica.

Em Novo Hamburgo, o Sinos atingiu 6,55 metros na segunda-feira. Segundo o agente da Defesa Civil da cidade, Nei Adriano Pinto, se o rio chegar a 6,80 metros será necessário iniciar a remoção das famílias, especialmente as que vivem na vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. A vila Integração, que está sendo monitorada, é outro ponto preocupante e que já começou a inundar.

O momento de maior risco de inundações para as cidades localizadas na parte baixa da bacia do Sinos, como São Leopoldo e Novo Hamburgo, acontece cerca de 72 horas após grandes volumes de chuva. É depois desse período que a água acumulada na parte alta da bacia chega aos dois municípios. Com isso, o manancial ganha volume rapidamente, invadindo as casas. "Apenas em São Leopoldo, choveu 140 milímetros entre sexta e sábado. O mesmo volume deve ter caído na parte alta da bacia e está chegando na cidade", afirma o coordenador da Defesa Civil do município.

O alerta quanto ao aumento do nível do Rio dos Sinos segue nesta terça e quarta-feira. Terça, a água deve continuar descendo, aumentando o volume. Para quarta, de acordo com as duas unidades da Defesa Civil, existe previsão de chuvas. "Falta muito pouco para o rio começar a atingir as casas. Se realmente voltar a chover, não teremos alternativa, se não começar a retirar as famílias", destaca o agente do órgão de Novo Hamburgo.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895