Cheia se agrava e prefeitura abre terceiro abrigo em Uruguaiana

Cheia se agrava e prefeitura abre terceiro abrigo em Uruguaiana

Cidade tem mais de 1,3 mil pessoas afetadas pelas chuvas

Rádio Guaíba

Cheia se agrava e prefeitura abre terceiro abrigo em Uruguaiana

publicidade

Com chuva contínua durante toda a madrugada desta sexta-feira, o rio Uruguai subiu mais cerca de dez centímetros em Uruguaiana, na Fronteira Oeste gaúcha, agravando a cheia, que já era considerada a pior de 2015. O nível chega a 10,11 metros, quase dois metros acima do nível de transbordamento. O terceiro abrigo municipal foi aberto pela Prefeitura para receber mais famílias que tiveram casas inundadas. No total, a cidade tem mais de 1,3 mil pessoas afetadas, sendo que cerca de 1,2 mil já saíram de casa. Dessas, cerca de cem estão nos abrigos públicos e as demais foram acolhidas por amigos e parentes.

O prefeito Luiz Augusto Schneider também manifesta preocupação em relação à situação das estradas na área rural, plantações e obras que estavam em andamento. A cheia provocada pelo fenômeno El Niño é a nona registrada na cidade nos últimos 18 meses. A expectativa é de que o rio comece a se estabilizar até o final do dia, mas as famílias só devem conseguir voltar aos locais afetados depois do final de semana.

No Estado, a Defesa Civil contabiliza 28 municípios com maiores estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. Na Fronteira Oeste, passa de quatro mil o número de moradores fora de casa, além de cerca de 4,7 mil em cidades uruguaias próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul. A cheia do rio Quaraí, na divisa com Artigas, bateu o recorde de 2001. Em Rivera, não se via inundação igual há 35 anos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895