Chevron será multada por vazamento até julho, afirma ANP

Chevron será multada por vazamento até julho, afirma ANP

Em novembro de 2011, mais de 380 mil litros de óleo vazaram no RJ

AE

publicidade

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, anunciou nesta segunda-feira que até julho a Chevron será multada pelo vazamento no campo de Frade, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, no final do ano passado. Segundo ela, "não há hipótese" de a petroleira norte-americana escapar de um "ressarcimento pecuniário", forma que encontrou para evitar usar o termo multa. A executiva disse que a Chevron só poderá voltar a atuar no campo de Frade se provar à agência e aos órgãos de controle ambiental que tem capacidade técnica para evitar que vazamentos como aquele voltem a ocorrer.

Conforme Magda, a ANP autuou a Chevron em 25 irregularidades e cada uma delas terá uma multa. Ela lamentou que os valores estipulados pela lei das penalidades, de 1999, não estejam em patamar considerado razoável. "Vamos sugerir ao Ministério de Minas e Energia que reveja os trechos da lei que se referem a punições financeiras. Queremos valores mais altos", disse a diretora-geral, que participou, no Planetário da Gávea, do evento "Agenda Rio+20 e Você", preparatório para o encontro mundial que será realizado no Rio este mês.

Em novembro de 2011, a petroleira havia recebido multa de R$ 50 milhões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) pelo vazamento de 382 mil litros de óleo, segundo cálculos da Chevron. Na ocasião, a ANP suspendeu as operações da empresa no Brasil.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895