China diz ao Uruguai que sua vacina estará disponível sem lista de espera

China diz ao Uruguai que sua vacina estará disponível sem lista de espera

Governo chinês diz que vacina será ''um bem público de caráter global''

AFP

O presidente da China, Xi Jinping, fez declarações nesta quarta-feira

publicidade

O presidente da China, Xi Jinping, garantiu nesta quarta-feira ao seu par uruguaio, Luis Lacalle Pou, que sua vacina contra a Covid-19 estará disponível para todos os países e sem lista de espera.

A China "se conscientizou que, uma vez que tenha a vacina contra o coronavírus", esta será "um bem público de caráter global", disse o chanceler uruguaio, Francisco Bustillo, em coletiva de imprensa na qual informou sobre a conversa telefônica entre os dois presidentes. Isso significa que "a vacina estará disponível para todo o mundo sem distinção, sem a necessidade de entrar numa lista de espera", afirmou. No entanto, esclareceu que não se falou sobre valores. O ministro destacou que a maior parte da conversa de 30 minutos entre Lacalle Pou e Xi Jinping girou em torno da possibilidade de fortalecer os vínculos comerciais entre ambos os países.

"É clara e decidida" a intenção dos dois presidentes de aprofundar esses laços, afirmou, enfatizando que "é uma notícia muito boa, levando em conta que 30% das exportações do Uruguai têm a China como destino". Também abordaram a possibilidade de que o gigante asiático fortaleça seus laços com o Mercosul.  Questionado sobre se esta aproximação poderia substituir o acordo comercial atualmente paralisado do bloco sul-americano com a União Europeia, Bustillo disse que é "o contrário".

"Eu, se fosse europeu, me apressaria para assinar rapidamente o acordo e chegar primeiro que a China para aprofundar a relação" com o Mercosul, então "pelo contrário, é um incentivo a mais para continuarmos nos aproximando", afirmou.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895