Chuva causa queda de barreira e deslizamento

Chuva causa queda de barreira e deslizamento

Dez famílias precisaram ser removidas no bairro Piratini, em Gramado

Correio do Povo

No Norte do Estado, comportas da Usina Hidrelétrica de Machadinho foram abertas

publicidade

A chuva que atinge todo o Estado desde a madrugada desta quarta-feira causa transtornos principalmente no Norte – regiões das Missões, Alto Uruguai e Serra. Pela manhã, houve queda de barreira na BR 116, em Nova Petrópolis, e dez famílias precisaram ser removidas de casa em Gramado – nas ruas Getúlio Vargas e Guilherme Darli, após um deslizamento de terra.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, Maurício Ferro Corrêa, o primeiro chamado foi registrado às da 4h. “Os moradores relataram a possibilidade do desmoronamento e, para evitar qualquer risco, removemos seis famílias”, contou. Conforme o capitão, o desabamento de terras foi registrado por volta das 8h.

O entulho atingiu uma residência, mas ninguém ficou ferido. “Uma das casas teve a estrutura comprometida e as outras estavam em situação de risco. Evacuamos a área para preservar a integridade das famílias”, afirmou. Os moradores foram abrigados pela Secretaria de Assistência Social.

Já em Porto Alegre, a falta de luz desligou alguns semáforos da avenida Getúlio Vargas pela manhã, mas a situação já foi normalizada. Há ainda acúmulo d'água nas avenidas Farrapos e a Voluntários da Pátria, embora a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) não tenha registrado alagamentos.

Acúmulo d'água

Até as 13h, o município de Santo Augusto, no Norte, registrava um acúmulo d’água de 112mm; já Carazinho e Não-Me-Toque, ambos no Alto Jacuí, tinham, respectivamente, 99mm e 82mm. Ernestina e Soledade, no Alto da Serra do Botucaraí, tinham 80mm e 50 mm, respectivamente. Também houve um acúmulo expressivo em Canela (60mm) e em Bento Gonçalves (42mm), na Serra, além de Palmeira das Missões (81mm) e de Santa Rosa (62mm), no Norte.

A Metsul Meteorologia alerta para o risco de novos deslizamentos nas próximas horas, com interrupção parcial ou total de rodovias. O nível dos rios pode se elevar, com possibilidade de cheia no Sinos, Paranhana, Caí, Taquari, das Antas, Ijuí e Uruguai.

Hidrelétricas

A chuva constante também obrigou a abertura de três comportas da Usina Hidrelétrica de Machadinho, entre os municípios de Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC), ontem. Na segunda-feira, três comportas da Usina Hidrelétrica de Itá (foto), entre Aratiba (RS) e Itá (SC), também foram abertas. As chuvas – que se acentuaram na última madrugada – aumentaram o nível dos rios e, em conseqüência, cresceu bastante o volume de ingresso de água nas barragens.

Com informações dos correspondentes José Ody e Halder Ramos

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895