person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chuva intensa gera acumulados perto da média de todo o mês no RS

São Luiz Gonzaga foi localidade com mais precipitação, totalizando 145,8 milímetros

Porto Alegre também teve alagamentos com 111 milímetros de precipitação | Foto: Alina Souza

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, desde terça-feira, geraram acumulados acima de 100 milímetros em ao menos seis municípios, conforme boletim das 17h publicado pela Defesa Civil. A quantidade de precipitação para dois dias ficou perto da média de todo o mês de julho em diversos pontos.

Conforme a Defesa Civil, o município com maiores acumulados foi São Luiz Gonzaga, com 145,8 milímetros. O número fica acima da média para a cidade, com registros históricos de 130 milímetros no mês de julho. Porto Alegre veio a seguir, com 111 milímetros. A Capital apresenta média de 141 milímetros.

Apesar da chuva intensa, o monitoramento das bacias dos três principais rios do Estado não indica riscos imediatos de transbordamentos. Caí, Uruguai e Taquari tinham indicadores normais em seus diversos pontos de medição.

Transbordamentos locais, contudo, ocorreram. Em Caibaté, o Arroio Urucua causou enxurrada que causou danos em cinco residências. Santa Maria teve alagamentos em dois bairros. Em Santa Cruz do Sul, o rio Pardinho chegou a preocupar com elevação de 7,4 metros, mas começou a se estabilizar no fim da tarde. Em Sapucaia do Sul, a ERS 118 teve desmoronamento da cabeceira de ponte sobre o Arroio Sapucaia.

Alerta desfeito na Capital

Em Porto Alegre, a Defesa Civil encerrou o alerta emitido na segunda-feira, mas seguirá em alerta. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta quinta-feira, a previsão é de 6 milímetros de chuva distribuídos ao longo do dia, até as 18h.

Correio do Povo