Chuva provoca alagamentos na Região Central

Chuva provoca alagamentos na Região Central

Defesa Civil estima que 280 pessoas foram desalojadas pelo temporal

Rádio Guaíba

publicidade

A chuva na região Central do Rio Grande do Sul causa transtornos nas cidades de Santa Maria e Cacequi. A Defesa Civil estima que 280 pessoas ficaram desalojadas na região.

Pelo menos quatro bairros registram alagamentos em Santa Maria: Chácara das Flores, Santos, Urlândia e Salgado Filho. O arroio Cadena transbordou. Pessoas ficaram ilhadas na Vila Ipiranga. São cerca de 30 famílias desalojadas em razão das chuvas deste sábado. Em Cacequi, são 40 casas alagadas, segundo informações da Defesa Civil.

A chuva começou nas primeiras horas da manhã, mas foi mais intensa entre 13h e 16h. Autoridades do município já preparam escolas e abrigos públicos para receber os afetados, mas, por enquanto, todos estão alojados em residências de parentes.

O telefone 193, do Corpo de Bombeiros, não está dando conta de tantas ligações.

Chuva chegou a Bagé pela manhã

Mais de 20 casas foram alagadas no início da manhã deste sábado, em Bagé, depois de uma enxurrada. A chuva ocorre das 7h às 8h30min. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, capitão Max Meinke, a maioria das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros foi em razão da falta de condições de vazão das redes de esgotos para a grande quantidade de água acumulada em curto espaço de tempo. Houve, também, a queda de muros e uma residência ficou destelhada por causa do temporal.

Segundo Meinke, as consequências só não foram mais graves para a população, especialmente as famílias residentes nas áreas localizadas às margens do Arroio Bagé, porque o terreno estava seco, e com maior capacidade de absorção da água. Segundo a Estação de Tratamento de Água do Daeb, com os 99,2 milímetros registrados neste sábado, já choveu 153 milímetros em janeiro, quatro milímetros, apenas, menos que a média histórica do período.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895