Chuva provoca destruição - Setembro

Chuva provoca destruição - Setembro

Cerca de 5 mil gaúchos ficaram fora de suas casas em função dos estragos

Chuvas causaram transtornos no Estado

publicidade

Quadrilha ataca agências bancárias em Boqueirão do Leão

Setembro começou em clima de medo nos vales do Rio Pardo e do Taquari. No primeiro dia do mês, dois assaltantes foram mortos após o ataque de um grupo de pelo menos dez criminosos, de forma praticamente simultânea, a três estabelecimentos bancários de Boqueirão do Leão, na divisa dos vales do Rio Pardo e do Taquari. Os assaltantes atacaram o posto do Banrisul, a unidade de atendimento do Sicredi e a agência do Banco do Brasil e fugiram levando reféns, que foram libertados minutos depois. Na localidade de Linha Brasil, houve confronto com a Brigada Militar de Santa Cruz do Sul, no qual dois criminosos e dois policiais ficaram levemente feridos e dois assaltantes morreram.

Yeda faz mudanças

A governadora Yeda Crusius anunciou mudanças no primeiro escalão de governo no dia 3. Em quatro áreas, os titulares trocaram de Pastas, já que ocupavam cargos no governo. As alterações efetivas foram da secretária Marisa Abreu, que deixou a Secretaria da Educação, e Erik Camarano, que saiu da Secretaria-Geral.

As alterações
-Casa Civil: Otomar Vivian
-Relações Institucionais: José Carlos Wenzel
-Secretaria da Educação: Ervino Deon
-Secretaria-Geral de Governo: Ana Pellini
-Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE): Celso Bernardi

Universidade Federal da Fronteira Sul é criada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 15 a lei de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Com início das obras previsto para 2010, a UFFS terá campi nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Cerca de 10 mil estudantes de graduação serão atendidos. No Estado, a sede da instituição será em Erechim.

Chuva provoca destruição

Durante praticamente todo o mês de setembro, as fortes chuvas castigaram várias regiões do Estado. Pelo menos mil lavouras de fumo foram prejudicadas na região do Vale do Rio Pardo. Da metade até o final do mês, rodovias foram interditadas devido à queda de barreiras e acúmulo de água em diversos municípios. Cerca de 5 mil gaúchos ficaram fora de suas casas em função de alagamentos e centenas de moradias sofreram danos como destelhamento. No total, 19 municípios decretaram situação de emergência até o último dia do mês.

País/Mundo:
(fonte: AE)

Brasil se envolve na crise política de Honduras

A crise política em Honduras toma rumos inesperados com o retorno secreto do presidente deposto do país, Manuel Zelaya, no dia 21 de setembro. Zelaya pediu abrigo à Embaixada do Brasil, o que o deixa numa situação sem precedentes, já que não estava pedindo proteção para deixar o país, mas sim para permanecer nele. O presidente interino Roberto Micheletti, pede que o Brasil entregue Zelaya à Justiça e decreta toque de recolher. Apesar disso, um dia depois da volta de Zelaya, milhares de seus simpatizantes entram em choque com as forças de segurança hondurenhas e duas pessoas morrem.

Michael Jackson é sepultado, 70 dias após sua morte

Foram 70 dias de discussão até que a família de Michael Jackson chegasse a um acordo sobre o local de sepultamento do astro, que ocorreu em 3 de setembro no cemitério Forest Lawn Memorial Park, perto de Los Angeles, com a presença de familiares e amigos. Uma ala dos Jackson queria que o túmulo ficasse em Neverland, a cidade-temática onde ele viveu por oito anos e que foi vendida em 2008 para quitar dívidas. Outra ala defendia um lugar mais seguro para impedir ataques dos fãs. Venceu a segunda.

Morre Patrick Swayze

O ator Patrick Swayze morreu no dia 14, aos 57 anos, após uma batalha de quase dois anos contra um câncer no pâncreas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895