Ciclistas pedem campanha educativa para motoristas em audiência pública

Ciclistas pedem campanha educativa para motoristas em audiência pública

Debate na Câmara dos Vereadores foi motivado por atropelamento em massa de fevereiro, na Capital

Jerônimo Pires / Rádio Guaíba

Ciclistas pedem campanha educativa para motoristas em audiência pública

publicidade

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi palco, na noite desta quinta-feira, de um debate sobre as reivindicações dos ciclistas e a importância do meio de transporter para a mobilidade urbana. No encontro, representantes da prefeitura, da Empresa Pública de Transportes e Circulação ouviram requisições de lideranças de movimentos dos ciclistas e discutiram soluções para garantir a segurança na circulação após o atropelamento em massa de ciclistas do Massa Crítica, em 25 de fevereiro.

A audiência pública foi solicitada pela Mesa Diretora da Casa e, no debate, as entidades a favor das difusão das bicicletas solicitaram a criação de uma campanha de educação para os motoristas. Segundo eles, os condutores apreendem a dirigir e precisam de uma carteira que prova que sabem as regras do trânsito. Pablo Weiss, um dos ciclistas que se manifestou na audiência, afirmou que lugar de bicicleta é na faixa. Acrescentou que, com o aumento do número de bicicletas, consequentemente diminui o de carros e isto facilita a vida do motorista ao liberar o trânsito.

Participaram da audiência o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari; o defensor público da Comarca de Capão da Canoa, Juliano Viali dos Santos; o ciclista e presidente da Câmara Riograndense do Livro, João Carneiro; o secretário-adjunto da Secretaria  Municipal do Meio Ambiente (Smam); André Carus; o secretário-adjunto da Secretaria de Governança, Marcos Botelho; e o secretário-adjunto do Planejamento Municipal, Francisco Dornelles.

Em 25 de fevereiro, o servidor do Banco Central, Ricardo Neiss, avançou em velocidade sobre uma multidão de ciclistas, que realizava um manifesto a favor da difusão da bicicleta no trânsito. Sem querer esperar atrás do agrupamento, que seguia em velocidade reduzida, ele arrancou com seu Volkswagen Golf e atropelou diversas pessoas, deixando dez feridos. No momento, ele aguarda julgamento por tentativa de homicídio doloso, no Presídio Central.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895