Ciclistas realizam protesto em frente à Prefeitura da Capital

Ciclistas realizam protesto em frente à Prefeitura da Capital

Integrantes do Mobicidade alega descumprimento do Plano Cicloviário

Cláudio Isaias

Cartazes foram colocados na frente da prefeitura

publicidade

Integrantes da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mobicidade) realizaram um protesto em frente à prefeitura de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira contra a redução dos recursos destinados à construção de ciclovias na Capital. Para Marcelo Guiboux Kalil, integrante do Mobicidade, a prefeitura não está cumprindo o artigo 32 do Plano Cicloviário que obriga o município a investir 20% dos recursos arrecadados com multas de trânsito na construção de ciclovias e na educação para o trânsito.

Conforme kalil, dos 495 quilômetros de ciclovias previstos para serem construídos em toda a cidade, apenas 25 quilômetros estão prontos. “É muito pouco para uma cidade com milhares de ciclistas. Nesse ritmo, a prefeitura levará décadas para construir os 470 quilômetros que restam”, lamentou.

Os manifestantes colocaram cartazes na frente da prefeitura com as mensagens: “Fortunati prometeu e não cumpriu o Plano Ciclovário“ e “20% para educação no trânsito já”. Os manifestantes pretendem realizar no final de semana uma “bicicletada” em favor da construção de mais ciclovias na cidade.

O gerente de projetos especiais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Antônio Vigna, informou que até o momento Porto Alegre conta com 25 quilômetros de ciclovias. Duas grandes obras estão sendo realizadas - as ciclovias das avenidas Loureiro da Silva (1,8 quilômetro) e da Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio (6,3 quilômetros) que estão em fase final de conclusão.

Segundo Vigna, as obras da ciclovia da avenida Ipiranga deverão ser retomadas ainda neste mês pelo grupo Zaffari. A expectativa da prefeitura de Porto Alegre era construir cerca de 50 quilômetros de espaços exclusivos para ciclistas até o final do ano. No entanto, o cronograma não será cumprido pelo Executivo municipal. A previsão é de que sejam construídos um total de 30 quilômetros de ciclovias na Capital até o final de 2014.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895