Cidades da região Sul do RS devem decretar situação de emergência devido às chuvas

Cidades da região Sul do RS devem decretar situação de emergência devido às chuvas

Nesse final de semana, já havia chovido mais de 100 milímetros em Jaguarão

Angélica Silveira

Cidades da região Sul devem decretar situação de emergência devido às chuvas

publicidade

Três municípios da região sul do Rio Grande do Sul devem decretar situação de emergência devido aos transtornos causados pelas chuvas do último final de semana. Em Santa Vitória do Palmar o decreto de situação de emergência deve ser assinado nesta terça-feira.

“A Emater deve fazer um relatório oficial com as perdas que será encaminhado junto com o decreto ao Estado. Para conseguir o reconhecimento devemos ter tido perdas maiores que R$ 7,445 milhões e acredito que ultrapassamos e muito este valor”, explica a Secretária da Defesa Civil da cidade, Elisamar Fonseca Farias. Ela conta que a ideia do decreto é para que os agricultores da cidade consigam renegociação das dívidas junto aso bancos. “Para quem teve perdas já ajuda”, completa.

Na tarde desse domingo a intensidade da chuva era menor na cidade e funcionários da Prefeitura continuavam o trabalho de limpeza de bueiros. Segundo a Defesa Civil desde sábado até à tarde de ontem choveram mais de 300 milímetros na cidade. Os bairros mais atingidos por alagamentos foram o Vitoriense, Jacinto, São Miguel e Brasiliano, mesmo com as casas alagadas não há registros de desabrigados e desalojados na cidade.

A situação é diferente em Jaguarão, onde conforme informações do Corpo de Bombeiros, quatro famílias moradoras da Vila Germano tiveram que deixar suas casas, na madrugada desta segunda-feira, e se abrigarem na residência de parentes. Segundo a Defesa Civil já havia chovido na cidade mais de 100 milímetros. Estava previsto que durante uma reunião no final da tarde desse domingo fossem avaliados os transtornos causados no transporte escolar e os estragos na cultura do arroz e soja para que fosse tratada a possibilidade de Jaguarão decretar situação de emergência.

Situação se normaliza no Chuí

Na tarde desta segunda, a situação começou a normalizar no Chuí, no extremo sul do Estado. Mesmo assim 22 famílias permaneciam na casa de familiares.  A causa do transtorno foi à cheia do arroio Chuí. “Eles foram retirados na madrugada de segunda-feira. De sábado até à tarde de segunda já choveu mais de 340 milímetros. Nós estamos formalizando o decreto de situação de emergência por causa das perdas”, afirma o coordenador da Defesa Civil na cidade, Luiz Carlos Cavalheiro.

Durante a manhã dois trechos da BR 471 estavam alagados por causa da chuva. Segundo informações do posto da Polícia Rodoviária Federal de Santa Vitória do Palmar, o km 675, próximo à praia do Hermenegildo ficou em meia pista por duas horas pela manhã, enquanto no km 664, na localidade de Serraria, próximo ao posto da PRF, havia água no acostamento. À tarde a situação já estava normalizada na rodovia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895