Cinco ruas do bairro São João passam por pulverização de inseticida contra a dengue
capa

Cinco ruas do bairro São João passam por pulverização de inseticida contra a dengue

Ação foi motivada devido ao caso importado de Fernando de Noronha, em Pernambuco

Por
Henrique Massaro

Cinco ruas do bairro São João passam por pulverização de inseticida contra a dengue

publicidade

Devido a um caso de dengue importado de Fernando de Noronha, em Pernambuco, cinco ruas do bairro São João, em Porto Alegre, passaram por pulverização de inseticida na manhã desta segunda-feira. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorreram um raio de 150 metros da rua onde reside a paciente, diagnosticada com a doença na quinta-feira passada.

O médico veterinário da SMS Luiz Felipe Kunz disse que a aplicação seria feita na sexta-feira, mas precisou ser adiada em função das chuvas. De acordo com ele, a dengue tem um período de viremia, que vai até sete dias depois do surgimento dos primeiros sintomas. Esse é o tempo em que os mosquitos podem picar a pessoa com a doença e se tornarem capazes de transmiti-la para outros seres humanos.

Para bloquear a ação de mosquitos infectados, a SMS pulverizou o inseticida em todas as áreas abertas em torno das residências das ruas. “O objetivo é fazer uma névoa em torno dessa região”, explicou o médico veterinário.

De acordo com ele, o produto utilizado, a deltametrina, tem um dos princípios ativos menos tóxicos e é considerado seguro para a população. Segundo a SMS, o Monitoramento Integrado do Aedes indica aumento progressivo no índice de infestação vetorial em Porto Alegre. Nesta semana, a infestação é considerada com status “alerta”.

Assim, é importante que todos os responsáveis por imóveis revisem, uma vez por semana, pátios, quintais, caixas d’água, ralos, calhas e quaisquer recipientes que possam acumular água e, com isso, ser usados pelas fêmeas para a postura dos ovos. Em uma semana, no calor, um ovo eclode, nasce a larva, que vira pupa e depois o inseto com asas.

A pulverização ocorreu nos seguintes pontos: avenida Cristóvão Colombo, entre a avenida Nova York e a rua São Francisco da Califórnia; rua General Couto de Magalhães, entre a avenida Nova York e a rua São Francisco da Califórnia; avenida Mariland, entre a rua General Couto de Magalhães e a avenida América; avenida Filadélfia, entre a rua Coronel Manoel Py e a avenida Cristóvão Colombo; Lado par da rua São Francisco da Califórnia, entre a avenida Cristóvão Colombo e rua General Couto de Magalhães.