Circuitos do carnaval de rua amanhecem limpos em Porto Alegre
capa

Circuitos do carnaval de rua amanhecem limpos em Porto Alegre

Secretário-adjunto da Cultura afirmou que eventos foram bem organizados e que Orla se mostrou o melhor espaço para festejos

Por
Correio do Povo

Carnaval de rua na orla do Guaíba não deixou sujeira na manhã deste domingo

publicidade

Os Circuitos Orla e Centro Histórico do Carnaval de Rua de Porto Alegre, com desfiles de blocos, amanheceram limpos neste domingo após os festejos ocorridos na noite desse sábado que reuniram mais de 17 mil foliões. "Lembramos que os eventos eram, de forma combinada e prévia, responsáveis pela limpeza das suas atividades. Mesmo assim, nossas equipes permaneceram de prontidão, com pelo menos 14 garis, desde às primeiras horas da manhã. Atuamos tanto na fiscalização, através de notificações e multas, assim como no serviço de limpeza. Nossas equipes seguirão de plantão neste domingo, atuando em caso de necessidade. Pedimos que a população auxilie e coopere para a limpeza das vias, não descartando lixo de forma irregular, e acionando também a Prefeitura, através do 156, caso verifiquem alguma irregularidade", afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. 

O secretário-adjunto da Cultura, Leonardo Maricato, avaliou que “os foliões fizeram eventos bem organizados e com uma estrutura de qualidade excelente”. De acordo com ele, a área da Orla foi elogiada pelo público e “se mostrou o melhor espaço para o Carnaval de rua".

O Circuito Orla concentrou-se na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente ao Parque Marinha do Brasil. A festa foi comandada pelos blocos Puxa Que é Peruca e Bloco do Bartira. O trânsito permaneceu bloqueado. Toda a área, cuja estrutura incluía banheiros químicos, segurança privada, equipes de apoio e de limpeza, food trucks, UTIs móveis e caminhão-bar, estava limpa. Tonéis para colocação de lixo podiam ser visto por toda a parte. 

Já no Circuito do Centro Histórico, o percurso da folia começou na Casa de Cultura Mário Quintana e passava pela Andradas, Esquina Democrática, Borges de Medeiros, Riachuelo e General Câmara, encerrando na Praça da Matriz. O grupo Olha o Passarinho do Mario conduziu os foliões com um  repertório de clássicos do samba e marchinhas conhecidas. Na manhã deste domingo tudo estava também limpo.

A limpeza também foi realizada em diversos pontos onde ocorreram festas de St. Patrick’s Day, realizadas na noite de sábado nos bairros Floresta, Rio Branco, Azenha e Moinhos de Vento. Segundo o secretário Ramiro Rosário, a responsabilidade é dos promotores dos eventos, mas “a prefeitura atua subsidiariamente para restabelecer a normalidade nas vias”.