Clientes aproveitam tranquilidade no comércio para realizar troca de presentes em Porto Alegre

Clientes aproveitam tranquilidade no comércio para realizar troca de presentes em Porto Alegre

Lojas de rua e de shoppings estarão abertos no final de semana, de acordo com decreto municipal

Cláudio Isaías

Lojas funcionaram com poucos clientes nas primeiras horas da manhã na Capital

publicidade

O movimento no comércio de rua, centros comerciais e shoppings foi fraco na manhã deste sábado em Porto Alegre. Na rua dos Andradas, Voluntários da Pátria e Doutor Flores, no Centro Histórico, as lojas funcionaram com poucos clientes nas primeiras horas da manhã. Com a circulação tranquila nos estabelecimentos comerciais, muita gente aproveitou para realizar a troca de presentes. 

Foi o caso da telefonista Rita Santos, moradora do bairro Cavalhada, que fez a troca de um sapato na loja TR 5 Calçados, na rua dos Andradas. A dona de casa Renata Sampaio, residente no bairro Glória, fez a troca de um tênis que ganhou do marido. As grandes redes como Marisa, Americanas, C&A, Renner, Paquetá, Gaston, Colombo e Magazine Luiza também tiveram um movimento tranquilo. Esses locais concentram a maioria das grandes lojas de departamentos, roupas, calçados e eletrodomésticos, além de bazares. Na entrada das lojas, os funcionários observavam o uso da máscara e informavam sobre os locais com álcool em gel. 

O movimento de clientes nos shoppings Rua da Praia, Total, Praia de Belas, João Pessoa, Iguatemi e BarraShoppingSul também foi tranquilo. Na entrada dos estabelecimentos, o público era informado pela segurança do uso da máscara e de que tinham que verificar a temperatura. Além disso, os consumidores eram orientados a utilizar o álcool em gel. Os shoppings informaram que foram adotados todos os protocolos de cuidado, proteção e segurança, como o controle da temperatura corporal para acesso e o uso obrigatório de máscara facial durante toda a permanência no empreendimento. 

Foto: Mauro Schaefer

O Sindilojas Porto Alegre orienta que os lojistas observem as regras para a abertura e funcionamento de suas lojas nas datas especiais, conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, firmada entre a entidade e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec/POA). Neste sábado e no domingo, 26 e 27 de dezembro, o funcionamento deverá ser o seguinte: lojas de shopping, galerias e centros comerciais no sábado funcionam das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h. As lojas de rua possuem autorização para abrir das 9h às 19h.

O decreto da prefeitura de Porto Alegre estabeleceu regras para o funcionamento das lojas de rua, shoppings center e centros comerciais. Os estabelecimentos devem funcionar com equipes reduzidas e com restrição ao número de clientes, como forma de controle da aglomeração de pessoas. A lotação não poderá exceder a 50% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção e prevenção contra incêndio.

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895