Clubes de Porto Alegre recebem bolsas para atendimento de saúde personalizado de atletas

Clubes de Porto Alegre recebem bolsas para atendimento de saúde personalizado de atletas

Acordo firmado entre Prefeitura, Hospital Mãe de Deus e a healthtech Laura, vai beneficiar quatro clubes da Capital

Cláudio Isaías

Acordo foi firmado nesta terça-feira, com a presença da judoca Mayra Aguiar

publicidade

Os atletas de quatro clubes de Porto Alegre – Sogipa, Jangadeiros, Grêmio Náutico União (GNU) e Veleiros do Sul – receberão 30 bolsas da healthtech Laura para terem um atendimento personalizado na área da saúde. O acordo foi firmado nesta terça-feira entre a prefeitura de Porto Alegre, o Hospital Mãe de Deus e a healthtech Laura, no auditório do hospital.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito Sebastião Melo, da judoca Mayra Aguiar, medalha de bronze na Olímpiada de Tóquio, e da Irmã Lúcia Boniatti, presidente do hospital Mãe de Deus. A iniciativa foi intermediada pela prefeitura, através das secretarias municipais de Parcerias e de Esporte, Lazer e Juventude.

Atletas como a judoca Mayra Aguiar serão beneficiados pela parceria. A plataforma Laura Care possibilitará aos atletas fazer uma pré-anamnese de seus sintomas através de inteligência artificial. O sistema Laura Care entenderá se o acompanhamento pode ser feito de forma remota ou se há a necessidade de encaminhar para algum profissional de saúde, como médicos e enfermeiros da equipe do Centro de Referência em Medicina do Esporte do Hospital Mãe de Deus. O acompanhamento previsto na parceria terá duração de um ano, e os atletas que irão receber as bolsas serão escolhidos pelos próprios clubes. 

O prefeito Sebastião Melo disse que deseja que essa seja a primeira de diversas parcerias com o hospital que pode ajudar a cidade na promoção da saúde para a população. O vice-prefeito Ricardo Gomes destacou que a saúde representa 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Porto Alegre e 14% do setor de serviços da cidade. "A união do esporte com a saúde tem tudo a ver com a cara da Capital e com o que queremos para o futuro”, disse Ricardo Gomes.

“Estamos muito contentes em dar mais este passo em direção à democratização e à promoção da saúde. O nosso objetivo é auxiliar os esportistas a terem uma saúde física e mental mais equilibrada e, com isso, melhorar cada vez mais suas performances”, ressaltou o CEO da Laura Care, Cristian Rocha.

A triagem inteligente proporcionada pela parceria com a Laura Care vai permitir ao hospital oferecer, em caso de necessidade, atendimentos presenciais ou por telemedicina com a equipe assistencial. O Hospital Mãe de Deus, por meio do Mãe 360°, busca a promoção à saúde e assistência médica qualificada, com acesso pleno e ágil a diversas especialidades médicas de forma ambulatorial ou em pronto atendimento.

"A nossa relação com a Laura vem desde de 2020 e não é uma relação de cliente e fornecedor, é uma relação de confiança, de que estamos empregando o recurso da inteligência artificial em prol da segurança e do manejo adequado dos nossos pacientes. Oferecer a tecnologia do Laura Care para os atletas é uma evolução deste relacionamento", destaca o diretor-geral do Hospital Mãe de Deus, Rafael Cremonese.

Eleita em 2020 como uma das 100 Startups to Watch, ranking que reconhece as jovens empresas mais promissoras do Brasil, a healthtech Laura Care oferece soluções de inteligência artificial com o objetivo de democratizar a saúde por meio da tecnologia e gerar impacto social positivo em escala, acompanhando toda a jornada do paciente. A ferramenta permite a priorização de atendimento em instituições de saúde, assim como o gerenciamento de dados da rotina hospitalar, emitindo alertas para a equipe assistencial.

Ativa desde 2016, a tecnologia da Laura já analisou mais de 11 milhões de atendimentos, reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar e ajudou a salvar cerca de 24 mil vidas.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895