Coleta de água do Sinos para irrigação de lavouras é suspensa

Coleta de água do Sinos para irrigação de lavouras é suspensa

Profundidade do rio chegou a 2m13cm na segunda-feira, menor nível para esta época do ano

Felipe de Oliveira / Correio do Povo

Vale do Sinos suspende coleta d´água para irrigação de lavouras

publicidade

A coleta de água para irrigação de lavouras de arroz, no Vale do Sinos, está suspensa a partir desta terça-feira. O Rio dos Sinos atingiu 2m13cm nesta segunda, o menor nível para esta época do ano na base de captação da Comusa (Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo). Conforme acordo entre arrozeiros e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), a medida será adotada até março, sempre que o manancial ficar com menos de 2,15 metros no trecho hamburguense.

O acordo entraria em vigor em 1º de dezembro. No entanto, a escassez de chuva nos últimos dias, aliada à previsão de pouca precipitação até o fim do ano e ao alto consumo doméstico na região, fez o Comitê antecipar o alerta. O documento estabelece a suspensão da coleta quando o nível atingir 50 centímetros acima da bomba do Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae); 60 centímetros na Comusa; e 70 centímetros na Corsan, em Campo Bom.

Apenas 40% da água é utilizada pelas operadoras e os outros 60% vão para as lavouras, revela o diretor-executivo do Consórcio Pró-Sinos, Julio Dorneles. Amanhã, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assina decreto racionalizando o uso da água na cidade.

Segundo o presidente do Comitesinos, Silvio Klein, a solicitação para o acionamento do acordo foi feita quando a medição ainda apontava 2,19 metros, às 6h de segunda. “É um acordo operacional entre categorias, que nós entendemos como ponto de referência. Não tivemos dúvida de que era importante acioná-lo”, argumenta. O Comitê tem plenária marcada para esta quinta-feira, quando serão discutidas ações de prevenção para evitar o racionamento na região.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895