Coleta seletiva em Canoas terá novos contêineres

Coleta seletiva em Canoas terá novos contêineres

Equipamentos serão mais fechados e a retirada dos resíduos será com chave

Correio do Povo

Reservatórios substituídos serão realocados para a recolha de lixo orgânico

publicidade

O sistema de coleta de lixo domiciliar e seletivo por contêineres de Canoas sofrerá alterações. Prestes a completar dois anos de implantação, o projeto piloto passou por uma fase de estudos e observações e, agora, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deverá apresentar maior eficiência e qualidade.

Diretora de Resíduos e Coleta Seletiva, Roseli Pereira Dias explica que a implantação do sistema foi considerada acertada, principalmente por permitir que a população tenha, durante 24 horas, um espaço de descarte de resíduos. A principal mudança será a substituição dos contêineres da coleta seletiva. Os novos equipamentos serão mais fechados, contendo uma pequena abertura para descarte.

A retirada dos materiais será feita com chave, impedindo que pessoas desautorizadas retirem os resíduos. “Verificou-se a necessidade de ajustes principalmente pelo fato de os contêineres da coleta seletiva serem abertos, de fácil acesso, favorecendo a ação dos catadores informais, que retiram os resíduos de maior valor e desorganizam os demais”, destacou. A aquisição dos equipamentos será feita de forma progressiva e deve iniciar nos próximos meses. Os contêineres substituídos serão utilizados para a ampliação da coleta de lixo orgânico.

Outra constatação foi a falta de conscientização da população sobre o descarte correto dos resíduos. Com frequência são depositados resíduos orgânicos junto com os recicláveis, o que acaba inutilizando os materiais que poderiam ser reaproveitados. Nesse sentido, está sendo projetada uma ação de orientação para a comunidade. Segundo a diretora, projetos estão sendo elaborados para incluir catadores informais no processo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895