Comércio em Porto Alegre poderá funcionar no feriado de 12 de outubro

Comércio em Porto Alegre poderá funcionar no feriado de 12 de outubro

Acordo entre sindicato e lojistas permite abertura de lojas nesta quarta-feira

Felipe Samuel

Acordo entre sindicato e lojistas permite abertura de lojas nesta quarta-feira

publicidade

No feriado nacional de 12 de outubro, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, o comércio, de modo geral, deverá funcionar normalmente. Conforme o Sindilojas Porto Alegre, os lojistas poderão abrir seus estabelecimentos nesta quarta-feira desde que observem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor, firmada entre a entidade e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA).

Para utilizar a mão de obra dos empregados nesta data, quando também se comemora o Dia das Crianças, a orientação do Sindilojas Porto Alegre é que a empresa tenha aderido ao acordo coletivo. O acordo firmado pela entidade com o Sindec-POA, que representa os empregados do setor, estabelece jornada de trabalho entre 6 e 8 horas. O horário de abertura para o comércio de rua fica a critério de cada empresa. Já as lojas localizadas em shoppings centers e centros comerciais devem seguir as orientações desses estabelecimentos.

O Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS) informa que os supermercados que têm acordo coletivo com o sindicato laboral estão autorizados a abrir com a utilização de mão de obra dos empregados, respeitadas as regras previstas no instrumento coletivo firmado pela empresa e sindicato laboral. Na Ceasa, o mercado estará fechado. 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias. Nos dias 13 de outubro (quinta-feira) e 14 de outubro (sexta-feira) o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente. As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Outra opção é o acesso a canais alternativos para realização de operações bancárias. 

A Febraban destaca que os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e segura para realizar a maior parte das transações financeiras.  Internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos podem ser utilizados para a maior parte das transações – como pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento.

Os defensores públicos atuarão presencialmente no Foro Central, no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), na Área Judiciária do Palácio da Polícia e no Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (NUGESP). Além disso, haverá plantão de sobreaviso para manifestações da Defensoria nos autos de prisão em flagrante em todas as cidades do RS.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895