Com 2 mil casas danificadas, Viamão encaminha decreto de emergência

Com 2 mil casas danificadas, Viamão encaminha decreto de emergência

Granizo destelhou 800 residências em Minas do Leão e 500, em Soledade

Bibiana Borba/ Rádio Guaíba

Com 2 mil casas danificadas, Viamão encaminha decreto de emergência

publicidade

O município de Viamão, na Região Metropolitana, já encaminhou decreto de situação de emergência municipal e aguarda homologação do Estado após o temporal de granizo da madrugada dessa segunda-feira. Passa de 2 mil o número de casas danificadas pelas pedras de gelo, conforme a prefeitura. A chuva contínua - até a madrugada desta terça - dificultou os reparos e alagou muitas residências.

Apesar dos estragos, não há registros de desalojados, já que as famílias permaneceram nas casas para trabalhar na reconstrução. Três escolas municipais seguem como pontos de apoio para que os atingidos busquem doações: São Tomé, Recanto da Lagoa e Getúlio Vargas. Nesta terça-feira, mais 1,8 mil metros quadrados de lona são distribuídos a moradores que tiveram prejuízo com o temporal. Além desse material, os residentes precisam de telhas, agasalhos, colchões e alimentos. O telefone de contato para oferecer auxílio é (51) 3492-7600.

Granizo atingiu pontos localizados do Estado

As prefeituras de Minas do Leão, na Região Carbonífera, e de Soledade, no Noroeste, também aguardam que a Defesa Civil do Estado homologue decretos de situação de emergência. Em Minas do Leão, a prefeita Sílvia Nunes estima que um terço da população — cerca de 2,5 mil moradores — tenha sido afetada pelos estragos do granizo, em 800 casas. Soledade contabilizou estragos em ao menos 500 residências.

As três cidades buscam estoques de lonas de outras regiões, devido à escassez no comércio local. O documento estadual deve ajudar a liberar recursos para a reconstrução definitiva das casas. A Defesa Civil do Estado também trabalha no levantamento de prejuízos em outros pontos isolados das regiões Metropolitana, dos Vales, Norte, Serra e zona Sul.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895