Com design renovado e estilo coupé, novo HR-V é apresentado em São Paulo

Com design renovado e estilo coupé, novo HR-V é apresentado em São Paulo

Reportagem do Correio do Povo testou SUV da Honda em São Paulo

Felipe Samuel

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Com design renovado e estilo coupé, o novo Honda HR-V ganhou elegância e robustez na comparação com a geração anterior. A reportagem do Correio do Povo testou o SUV nas rodovias de São Paulo por um dia. O desempenho do HR-V equipado com motor 1.5 aspirado no trajeto de 90 quilômetros percorridos da sede da Honda South America, no bairro Morumbi da capital paulista, até uma fazenda na Serra dos Cocais, em Itatiba, comprova o acerto da Honda no desenvolvimento do projeto.

Conforto, tecnologia, elegância e segurança são aspectos marcantes do novo modelo - que mantêm praticamente as mesmas dimensões da geração anterior. Se a traseira apresenta mudança radical, com caimento e linhas mais suaves, a grade dianteira confere tamanho e robustez ao SUV. Um dos líderes do projeto do novo HR-V no Brasil, Douglas Giatti explica que as modificações aerodinâmicas acompanham uma tendência global. “Esse caimento coupé, as linhas bem lineares, bem paralelas, como a gente pode ver na lateral, por exemplo, essa linha conecta tanto a parte dianteira como a traseira para criar essa sensação de veículo maior”, destaca.

Giatti observa que a frente do HR-V está mais elevada “para trazer essa força e imponência do SUV”. “É o que as pessoas procuram no SUV, trazer esse empoderamento para as pessoas com o porte do carro. Então foi algo que a gente explorou bastante”, afirma. Conforme Giatti, a evolução em relação à versão anterior “é brutal” tanto no design quanto nos equipamentos. “Principalmente a versão de entrada com os itens de segurança, que foram muito priorizados”, reforça. Ele observa que a parte da eficiência energética do motor é outro ponto importante no desenvolvimento do SUV.

Por conta das mudanças, Giatti garante que o novo HR-V é o mais econômico do segmento. “Traz combinações de tecnologias inovadoras no motor para entregar a potência adequada e muito competitiva no segmento de SUVs compactos, com uma eficiência energética que nenhum concorrente até o momento consegue chegar. O grande diferencial realmente é o foco na eficiência energética e principalmente os itens de segurança também”, ressalta, destacando o baixo consumo e alta performance do motor 1.5 DI i-VTEC Flex, que entrega 126 cv de potência e torque de 15,8kgfm (com etanol) e 15,5 kgfm (com gasolina).

Gerente geral de Relações Públicas da Honda South America, Pedro Resende explica que a geração anterior do New HRV vendeu mais de 360 mil unidades. “É uma base grande de clientes. Agora a gente apresenta essa nova geração com a expectativa de repetir esse sucesso. É um modelo que vem para estabelecer uma nova referência no segmento de SUV compacto”, afirma. Conforme Resende, o projeto da nova geração foi desenvolvido a partir de três pilares. “Primeiro é a questão de motorização, principalmente ligada ao meio ambiente e emissão de consumo. A gente tem duas motorizações bastante eficientes por oferecer, um consumo realmente acima do padrão sem abrir mão de um bom desempenho”, avalia.

No quesito segurança, ele destaca o sistema de assistência à condução, o Honda Sensing, que é uma tecnologia de segurança e assistência ao condutor, embarcada para melhorar a segurança e o conforto do New HR-V. “É um item de série, isso também é uma novidade bastante importante desse modelo”, destaca. De acordo com Resende, o terceiro pilar é a conectividade, facilitada pelo MyHonda Connect, que permite executar controles remotos, obter informações e se relacionar com a Honda. “O New HRV inaugura a plataforma de conectividade da Honda do país, que é o My Connect, que possibilita essa integração do usuário com carro, com seu smartphone”, destaca.

A Honda informa que o consumo urbano é de 12,7km/l, enquanto na estrada o desempenho é de 13,9km/l. As versões EX e EXL, com motor 1.5 aspirado, são comercializadas desde agosto nas concessionárias. A previsão é de que em outubro as versões Advance e Touring, com motor 1.5 turbo, comecem a ser vendidas. A terceira geração será produzida na fábrica da empresa em Itirapina, São Paulo. O modelo de entrada EX parte de R$ 142,5 mil. O modelo mais completo, o Touring, chega a R$ 184,5 mil.
 


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