Com pagamento no cartão de crédito, parquímetros são instalados em Porto Alegre

Com pagamento no cartão de crédito, parquímetros são instalados em Porto Alegre

Motoristas não precisarão mais deixar os papeis nos veículos, apenas informam a placa

Mauren Xavier

Será cobrado R$ 1,05 a cada 30 minutos de estacionamento

publicidade

Com mais facilidades e preço reajustado, teve início nesta terça-feira a instalação do novo sistema da Área Azul na área denominada Centro 1 de Porto Alegre. Os 50 parquímetros, que deverão ser instalados em até 40 dias, permitem novas maneiras de pagamento além das moedas, como com o uso dos cartões de crédito e débito e aplicativo. Outra alteração é que os motoristas não precisarão mais deixar os papeis nos veículos, apenas informam a placa no momento do pagamento.

Neste período de implementação, não haverá cobrança nesta área. Após, será cobrado R$ 1,05 a cada 30 minutos de estacionamento. Outra mudança é que o usuário, com o aplicativo, poderá ser avisado quando o tempo estiver encerrando e poderá inclusive ampliar o período. O limite de tempo segue de duas horas.



O começo das instalações, que contou ainda com o serviço de sinalização, foi acompanhado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti. O primeiro equipamento foi colocado na rua Sete de Setembro, próximo à Casa de Cultura Mario Quintana.

O Centro Histórico, pela sua dimensão, foi dividido em duas regiões. A zona 1 terá 50 parquímetros e ofertará cerca de 726 vagas. Ao todo, na cidade serão instalados 220 equipamentos envolvendo cerca de 4.360 vagas, sendo 5% reservado para idosos e 5% para cadeirantes. "Começamos pelo Centro pela importância e por representar 33% das vagas da cidade. É uma mudança importante, com a nova sinalização, e que será visível aos usuários", destacou o diretor da EPTC, antecipando que há pedidos para a ampliação para outros bairros.

Segundo o diretor da empresa Zona Azul, Claudinei Barduque, além da instalação dos novos equipamentos, a questão da sinalização na região central é muito importante e será feita de maneira simultanea. 

• Confira as regiões com equipamentos


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895