Com pico de 6.686 Megawatts, RS atinge maior nível de demanda de energia

Com pico de 6.686 Megawatts, RS atinge maior nível de demanda de energia

Monitoramento do fluxo de energia é feito desde 2000 pelo Centro de Operação do Sistema (COS)

Lucas Rivas/Rádio Guaíba

Às 18h30min a temperatura era de 37° no Centro da Capital

publicidade

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) confirmou mais um recorde de consumo de energia, na tarde desta quarta-feira, no Rio Grande do Sul. O monitoramento do fluxo de energia é feito desde 2000 pelo Centro de Operação do Sistema (COS) do Grupo CEEE. Nesta tarde, o COS registrou às 14h32min, quando a temperatura era de 38,1ºC na Capital, um pico de 6.686 Megawatts (MW), o maior desde a criação do centro de operação. 

Na mesma tarde em que o recorde foi batido, a CEEE registra falta de luz em pelo menos oito mil pontos do bairros Cidade Baixa, Azenha e Santana. O problema técnico ocorreu em um dos alimentadores da concessionária. O defeito ocorreu uma saída do equipamento e deve ser reparado até as 18h30min.

Em 2013, o pico havia sido de 6.280 MW, em 1º de fevereiro. Esse recorde já havia sido batido na segunda-feira, com 6.570 MW. O índice é consequência do calor, que eleva as cargas de refrigeração de todos os segmentos de consumidores, tantos comerciais quanto residenciais. A demanda é o consumo instantâneo requisitado, diferente do consumo, que é a energia utilizada em um determinado período, especificado nas contas mensais de luz.

Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que, na região Sul e em todo o País, os recordes históricos foram batidos ontem: 17.705 MW entre Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, e 81.591 MW, em nível nacional. O órgão esclarece que, como o sistema é interligado, não há risco de desabastecimento em regiões com demanda maior em função do calor, já que em caso de emergência, pode haver transmissão de energia a partir de outro local.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895