Com recuo das águas, moradores das ilhas voltam a transitar pelas ruas

Com recuo das águas, moradores das ilhas voltam a transitar pelas ruas

Nível do Guaíba estava em 1,99 metros no Cais Mauá

Henrique Massaro

Morador da localidade há 32 anos, Daniel Martins varria o lodo que ficou acumulado na garagem e no pátio de casa

publicidade

Moradores das regiões das Ilhas do Guaíba, no bairro Arquipélago de Porto Alegre, finalmente estão voltando a poder transitar nas ruas que ficaram prejudicadas por alagamentos que persistiram pelas últimas semanas. Com a estabilidade do tempo no Estado, principalmente nas regiões Norte e da Serra, o nível das águas do Guaíba começou a voltar à sua normalidade.

Na manhã desta quinta, a Ilha Grande dos Marinheiros, uma das mais afetadas pelas cheias, voltava a ser trafegável na maior parte de sua extensão. Pontos que nas últimas semanas registraram muita água. Na rua Nossa Senhora Aparecida, sempre a mais prejudicada, havia apenas buracos, devido ao solo de terra da via, mas ela estava, enfim, seca em sua maior parte. Apenas mais para o fim da rua, os alagamentos persistiam, mas, mesmo assim, já haviam baixado consideravelmente.


Morador da localidade há 32 anos, Daniel Martins varria o lodo que ficou acumulado na garagem e no pátio de casa. Segundo ele, a água não chegou a invadir sua residência durante esta enchente, ficando apenas na parte exterior da construção. A água, contou, escoou da maior parte do terreno ainda na quarta-feira.

Na manhã, a Defesa Civil, os Centros de Relação Institucional Participativa (CRIPs) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) prestavam um atendimento a famílias da região das Ilhas. Elas foram conduzidas pelas entidades de volta às suas casas e receberam doações de cestas básicas.

De acordo com informações do Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic), o nível das águas do Guaíba estava em 1,99 metro no Cais Mauá no início da tarde desta quinta. A cota de cheias nesta medição é de 2,10 metros. Segundo a Defesa Civil, a medição pela régua da Ilha da Pintada era de 1,90. Esta medição é a que determina a situação das Ilhas e o cenário só é de alerta a partir dos 2,10 metros.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895