Começa a construção de ponte sobre o arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Começa a construção de ponte sobre o arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Obra teve início na tarde de hoje na Beira-Rio

Correio do Povo

publicidade

Operários já trabalham no canteiro de obras para a construção da segunda ponte sobre o arroio Dilúvio, que ligará os dois novos trechos da duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) que estão em execução em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati assinou na tarde desta sexta-feira a ordem de início das intervenções, que fazem parte de uma das principais obras de mobilidade urbana da preparação da cidade para sediar a Copa do Mundo.

"A duplicação da Edvaldo Pereira Paiva é uma obra de mobilidade da maior importância para a cidade, ligando a área central à zona Sul. Faz parte do legado de qualidade de vida que a Copa deixará para o cidadão", destacou o prefeito.

A obra da nova ponte, com extensão de 80 metros, começa pelo alargamento do trecho da avenida Ipiranga entre a Beira-Rio e a Borges de Medeiros, para receber a cabeceira da ponte. O investimento do município será de R$ 4,5 milhões, incluindo a construção da ponte sobre o arroio Dilúvio e a pavimentação dos alargamentos. A execução será de responsabilidade do consórcio EPT-Procon, vencedor da licitação. O prazo de execução é de aproximadamente oito meses, com estimativa de conclusão até o final de 2012, dependendo das condições climáticas.

A duplicação da Edvaldo compreende quatro trechos, somando 5,3 quilômetros. A primeira fase, composta pelos dois primeiros trechos e compreendendo 1,38 quilômetro de extensão, está em fase de conclusão. O terceiro trecho, da altura da pista de skate do parque até a Pinheiro Borda, está em fase final de contratação. "É um investimento total de R$ 94 milhões, numa das principais intervenções para qualificar a mobilidade na área central", informou o secretário de Gestão, Urbano Schmitt.

A obra completa, incluindo a quarta etapa entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a Usina do Gasômetro, resultará em três pistas em cada sentido, rótulas, ciclovia, ponte sobre o arroio Dilúvio e viaduto sobre a avenida Padre Cacique, além de ciclovia paralela ao Guaíba. Conforme o secretário de Obras e Viação, Cássio Trogildo, a estimativa é concluir todo o projeto no ano que vem. "No final de 2013 teremos a Beira-Rio duplicada, com toda a infraestrutura de iluminação e sinalização", disse o secretário.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895