Começa demolição do complexo C do Presídio Central

Começa demolição do complexo C do Presídio Central

Processo levará 30 dias até a conclusão

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Processo levará 30 dias até a conclusão

publicidade

Começou nesta terça-feira a demolição do pavilhão C do Presídio Central de Porto Alegre. O local, que data da década de 1950, estava em condições precárias. Usando uma marreta, o secretário de Segurança do Estado, Airton Michels, deu início à destruição da unidade de forma simbólica. Em seguida, uma máquina de perfuração iniciou os trabalhos. De acordo com ele, até o fim do ano ficarão apenas 500 presos no local.

Este é o primeiro pavilhão de ao menos quatro que serão demolidos. A demolição e a remoção dos restos do primeiro complexo levarão 30 dias até a conclusão por conta da espessura das paredes e colunas. As unidades G, H, I e J, além da cozinha, serão mantidas. Ao todo, 645 presos foram transferidos para a Penitenciária Modulada de Montenegro e 202 para a Penitenciária Estadual de Charqueadas.

De acordo com o repórter da Guaíba, Gabriel Jacobsen, o odor no local é muito forte. “O cheiro é absurdo. É impossível conviver com essas condições. Restos, moscas, uma situação bem complicada”, relatou.

Números do Presídio Central

O Presídio Central de Porto Alegre tem capacidade para 2 mil presos, mas recebe em torno de 4 mil. O total já chegou a possuir 5,3 mil detentos. Além da superlotação, a casa prisional registra estrutura precária e más condições de higiene.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895