Começo da semana terá chuva forte e temporais localizados no RS, alerta MetSul

Começo da semana terá chuva forte e temporais localizados no RS, alerta MetSul

Cenário já se altera no domingo, quando se espera instabilidade em muitas áreas do Estado

Correio do Povo

publicidade

O começo da semana deve ser de chuva forte e de temporais isolados no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, a instabilidade será consequência de uma área de baixa pressão que vai se deslocar do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil, com a organização de uma frente quente. 

"Modelos numéricos não indicam uma baixa pressão profunda com suporte em altitude que gere um ciclone extratropical maduro sobre o Sul do Brasil neste começo de semana, mas apenas um centro de baixa pressão ordinário que provoca instabilidade e será responsável pela ocorrência de chuva e o potencial de alguns temporais localizados", explica o alerta da MetSul. 

O tempo já começa a mudar mais tarde neste sábado, com chance de chuva isolada até o fim do dia em pontos do Oeste, do Noroeste e do Centro gaúcho. Na maioria das cidades, entretanto, não há possibilidade de precipitação hoje. O cenário se altera no domingo, quando se espera instabilidade em muitas áreas do Estado. 

A maior instabilidade é prevista para a segunda-feira, quando muitas nuvens vão cobrir o território gaúcho, com probabilidade de chuva na grande maioria dos municípios, de acordo com a MetSul.

"No caso de Porto Alegre e Região Metropolitana, há modelos indicando chuva de 50 mm a 75 mm e outros apontando não mais que 30 mm. Mesmo assim, adverte-se para o risco de chuva por vezes moderada a forte na área metropolitana no final do domingo e no decorrer da segunda", relata a MetSul. "A instabilidade pode trazer ainda temporais isolados com ocorrências de raios. Não se prevê um cenário de tempo severo generalizado e quaisquer ocorrências de tempo severo tendem a ser isoladas", acrescenta. 

A expectativa é que no decorrer da terça-feira a instabilidade comece a se afastar do Rio Grande do Sul.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895