Comissão da Prefeitura manda fechar bar Ocidente por falta de alvará

Comissão da Prefeitura manda fechar bar Ocidente por falta de alvará

Autuação aparece no Diário Oficial desta quarta, mas estabelecimento ainda não recebeu notificação

Daiane Vivatti/Rádio Guaíba

Autuação aparece no Diário Oficial desta quarta, mas estabelecimento ainda não recebeu notificação

publicidade

Uma comissão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) de Porto Alegre determinou o fechamento do bar Ocidente, que funciona desde 1981 na rua General João Telles, no bairro Bom Fim. A decisão aparece no Diário Oficial desta quarta-feira.

Conforme a autuação, o local permanece sem o Alvará de Localização e Funcionamento definitivo, o que não é permitido para a atividade de entretenimento noturno. Ainda segundo o documento, a regularização tramita há anos junto a órgãos públicos, mas isso não livra o estabelecimento de ser autuado, já que o alvará em vigor ainda é provisório.

O extrato de decisão final estabelece multa de 415,7335 UFMs*, o que corresponde a R$ 1.623,52, já que a Prefeitura leva em conta, como agravante, a “reincidência específica na prática de infrações”.

O dono do bar Ocidente, Fiapo Barth, disse que até o momento não recebeu notificação e esclarece que o estabelecimento segue aberto. Barth destacou, ainda, que hoje pela manhã teve reunião com representantes da Prefeitura, e que ninguém citou o documento publicado no Diário Oficial.

O empresário acrescentou que, na ocasião, foram debatidos os passos ainda pendentes para regularizar a situação do bar e defendeu que jamais se recusou a adequar a casa à legislação. De acordo com ele, o processo corre há 28 anos e um dos principais entraves é o fato de o prédio ser centenário. O bar Ocidente é patrimônio cultural de Porto Alegre, mas o edifício não é tombado.

A SMDE informou que a decisão partiu da Comissão Judicante da Secretaria, com base em uma ação fiscalizatória do início do ano. Conforme a prefeitura, o bar teve prazo para recorrer, mas perdeu a oportunidade e, agora, foi autuado pela falta de alvará para operar como casa noturna.

A Secretaria Municipal de Urbanismo informou que o estabelecimento busca se regularizar como de entretenimento noturno, mas ainda não conseguiu as licenças previstas em lei.

Evento ocorre normalmente

Na noite desta quarta-feira, o Ocidente recebe o lançamento do livro Nuances, 25 anos. Uma trajetória inconformada com a norma. Conforme o presidente da ONG Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual, Célio Golin, o evento está mantido. A programação do Ocidente abrange festas e eventos de arte, música, literatura e teatro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895