Comissão para implantar Ferrosul toma posse na quarta-feira

Comissão para implantar Ferrosul toma posse na quarta-feira

Empresa deve operar linha férrea que vai interligar Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Heron Vidal / Correio do Povo

publicidade

Nesta quarta-feira, toma posse a Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa que irá tratar da implantação da empresa pública Ferrosul no Rio Grande do Sul. Ela será operadora da linha férrea que interligará  os quatro estados do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul): Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A comissão será presidida pelo deputado Jerônimo Goergen.

Conforme Goergen, o investimento até agora orçado é de R$ 2,945 bilhões para a construção de 1,3 mil quilômetro do Mato Grosso do Sul até Chapecó (SC). Os recursos virão do BNDES e via parceria público-privadas (PPPs). A previsão é que esse percurso seja concluído em quatro anos. Entretanto, a inclusão do RS na Ferrosul pode mudar esse quadro. A comissão terá 30 dias para realizar sete audiências públicas no interior do Estado, onde serão debatidos temas, como a ampliação do traçado e as desapropriações.

No próximo dia 13, a governadora Yeda Crusius firmará um termo de adesão do Estado como sócio da Ferrosul, na reunião do Codesul no município de Bonito (Mato Grosso do Sul). No Sul do País, o impacto econômico do projeto atingirá 238 municípios do Norte do RS. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895