Comissão relata que 30 motoristas do Samu dirigem sem capacitação na Capital

Comissão relata que 30 motoristas do Samu dirigem sem capacitação na Capital

Motoristas não estão realizando curso de atualização específico para conduzir ambulâncias

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Motoristas não estão realizando curso de atualização específico para conduzir ambulâncias

publicidade

O presidente Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho do Samu, Paulo Rogério da Silva, denunciou nesta sexta-feira, no programa A Cidade é Sua, da Rádio Guaíba, que os condutores do Samu estão dirigindo sem curso de atualização. Ele explicou que a partir de dezembro é possível que algumas ambulâncias tenham de parar em função da falta de condutores habilitados, e explicou que colegas estão sendo multados pela falta da capacitação.

Para dirigir uma ambulância é preciso, além da carteira de habilitação, um curso específico de 50 horas atualizado com mais 16 a cada cinco anos, o que não vem acontecendo, denunciou Silva. Segundo ele, ao menos 30 de um total de 80 condutores estão com a validade do curso de formação expirada ou vencendo ainda em 2014. O Samu soma 12 equipes de atendimento básico, três de suporte avançado e uma de intervenção rápida. Os motoristas desses carros se dividem para atender durante 24h.

De acordo com o presidente da Comissão, é dever da Prefeitura contratar o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) para pôr em dia a formação dos condutores. “Há profissionais desabilitados, sem o curso. Condutores estão trabalhando sem a habilitação necessária” disse.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895