Como será o funcionamento do comércio e dos serviços em Porto Alegre no feriado

Como será o funcionamento do comércio e dos serviços em Porto Alegre no feriado

Estabelecimentos esperam lucrar por causa do Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira

Jessica Hübler

Estabelecimentos comerciais poderão abrir neste feriado de Corpus Christi

publicidade

O presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do RS (Sindigêneros-RS), João Francisco Micelli Vieira, afirmou que os estabelecimentos de gêneros - hipermercados, supermercados, minimercados, mercearias, armazéns-, pelo menos aqueles localizados em Porto Alegre, Litoral e região da Serra, têm liberação para abertura no feriado de Corpus Christi. 

O mesmo devem ocorrer com os demais estabelecimentos comerciais do setor varejista na Capital, por conta de um acordo inédito do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Porto Alegre) com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA)  para que os estabelecimentos possam abrir com o uso de funcionários. 

Dia dos Namorados

O Sindilojas Porto Alegre informou que espera que, com isso, os estabelecimentos comerciais possam recuperar parte do prejuízo que tiveram enquanto estavam com as portas fechadas durante a pandemia, já que o feriado antecipa uma data importante para o setor: o Dia dos Namorados. 

Segundo Paulo Kruse, presidente da Entidade, “o momento pede flexibilização para todos os envolvidos, pois tanto lojistas quanto funcionários já foram muito prejudicados e precisam se unir para superar as perdas”.

O Sindilojas Porto Alegre ressalta que a abertura é opcional, e não obrigatória, e que as lojas devem seguir as orientações de higienização e funcionamento conforme estipulado no decreto 20.583, publicado pela Prefeitura de Porto Alegre. 

Bancos 

Os bancos não vão oferecer atendimento nas agências no feriado, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Conforme a entidade, não haverá atendimento, inclusive, nos locais que implementaram alguma forma de antecipação do feriado de Corpus Christi em virtude do combate à pandemia.

Sem atendimento bancário, serão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente todos vencimentos de contas, incluindo os boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências.

A Febraban lembra ainda que os caixas eletrônicos (ATMs, na sigla em inglês), aplicativos de celular e internet estarão disponíveis como já ocorre em outros feriados bancários.

Transporte público

No transporte público os horários devem seguir tabelas especiais. Em Porto Alegre, os ônibus estarão funcionando de acordo com a mesma tabela vigente para os domingos. 

Para os trens, a Trensurb informou que os intervalos entre as viagens, no feriado, também seguirão a tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 20 em 20 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos – com exceção dos últimos trens da noite. A partir das 20h07min, nas partidas da Estação Mercado, os intervalos serão de 30 minutos entre as viagens e, com partidas da Estação Novo Hamburgo, a partir das 19h07min, os intervalos serão de 30 minutos


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895