Confira como será o atendimento de serviços essenciais nos dias 24 e 31 em Porto Alegre

Confira como será o atendimento de serviços essenciais nos dias 24 e 31 em Porto Alegre

Vésperas de Natal e Ano Novo caem numa sexta-feira

Correio do Povo

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A prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta quarta-feira como vai manter o atendimento à população nas sextas-feiras, dias 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e Ano Novo, com regime de plantão nos órgãos que desempenham serviços essenciais. Confira a seguir: 

Atendimento 156+POA

Atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncias de vandalismo.

Limpeza Urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado de Natal: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Trânsito e Transporte

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar com tabela de dia útil na sexta-feira, 24 e de domingos e feriados nos dias 25 e 26 dezembro. No feriado de Réveillon, será tabela de dia útil no dia 31 e domingos e feriados dias 1º e 2 de janeiro.

Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da empresa. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118, e de fiscalização, permanecem com atendimento 24h. A EPTC informa que não haverá expediente externo no Atendimento ao Cidadão nas manhãs de 24 e 31 de dezembro.

Trabalho

A unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com a Mauá (Centro Histórico), estará em funcionamento nos dias 24 e 31 de dezembro até às 12h.

Saúde

Os prontos atendimentos e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando.

As unidades de saúde e farmácias distritais funcionam até o meio-dia de sexta-feira, 24, retomando o atendimento na segunda-feira, 27. A vacinação contra a Covid-19 seguirá o mesmo cronograma. Os pontos e horários de vacinação serão divulgados ao longo da semana pela Secretaria Municipal da Saúde.

Pronto-atendimentos 24h

- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)

- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)

- PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)

- PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº - fone: 3289-3456)

- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil - fone: 3368-1619)

Hospitais

- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)

- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)

Água, esgoto e drenagem

Fone 156, opção 2: atendimento diário 24h por dia, para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial e solicitar serviços operacionais. O atendimento do Dmae ocorre também pelo app 156+POA. Para esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços, o atendimento via telefone ocorre normalmente nas vésperas de Natal e Ano-Novo, das 8h às 17h. Os postos comerciais da rua José Montaury e da avenida Cristiano Fischer, 2.402, funcionarão no dia 24 e no dia 31 em meio turno, das 8h30 às 12h.

Assistência Social

Atendimento 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7 na Central de Abordagem.

Albergues

- Albergue Acolher 1 - Casa de Passagem (24h) - rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim

- Albergue Acolher 2 - (12h) - rua 7 de Abril, n º 315, bairro Floresta

- Albergue Dias da Cruz - avenida Azenha, 366

- Albergue Renascer - (24h) - Praça Navegantes, 41

Centros POP

- Centro Pop – Santana (Avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha)

- Centro Pop 2 – Floresta (Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta)

- Centro Pop 3 – Navegantes (Avenida França, 496, Navegantes)

Ceic

O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas por dia. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.

Guarda Municipal

As equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações e festas clandestinas. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da Guarda Municipal atende 24 horas pelo telefone 153 e 156.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Conselho Tutelar

Nos dias 24 e 31, o atendimento das 8h às 18h em regime de plantão centralizado e noturno das 18h às 8h, na rua Fernando Machado, 657.

Meio Ambiente

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) mantém plantão e atende urgências pelo 156.

Manejo Arbóreo

A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 POA.

Iluminação Pública

O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800 000 1740.

Mercado Público

Funcionamento nos dias 24 e 31 até as 17h. No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro estará fechado.

Sala do Empreendedor

Sem atendimento nos dias 24 e 31 de dezembro.

Posto de Arrecadação Fiscal (PAF)

A unidade da Procuradoria-Geral do Município  terá atendimento até às 12h nos dias 24 e 31 de dezembro. O serviço volta a funcionar nos dias 27 de dezembro e 03 de janeiro, somente pelos canais digitais, em virtude do recesso do Judiciário, que vai até o dia 06 de janeiro de 2022. Os canais de atendimento digital são: WhatsApp: (51) 993489424; telefone: 3289-5036; email: postofiscal@portoalegre.rs.gov.br.

Loja de Atendimento da Fazenda

Não funcionará na sexta-feira, 31. A Secretaria Municipal da Fazenda recomenda o contato pelo Portal de Serviços para solicitar qualquer serviço sem precisar se deslocar até o atendimento presencial.


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