Confirmadas duas primeiras mortes por Gripe A no RS em 2016

Confirmadas duas primeiras mortes por Gripe A no RS em 2016

Pacientes eram menino de sete anos e homem de 35, ambos de Porto Alegre

Mauren Xavier

Pacientes eram menino de sete anos e homem de 35, ambos de Porto Alegre

publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou neste domingo os dois primeiros óbitos por Gripe A no Rio Grande do Sul em 2016. De acordo com informações da SES, os dois pacientes que morreram eram de Porto Alegre, um menino de sete anos e um homem de 35.

Conforme a secretaria, há sete pacientes com H1N1 confirmada no Rio Grande do Sul. Com a confirmação das mortes, o secretário João Gabbardo dos Reis recomendou que haja atenção redobrada da população no que diz respeito aos sintomas da gripe. 

A orientação é buscar atendimento médico com o aparecimento de sintomas como febre, dor no corpo e dificuldade para respirar. Dos sete casos de pacientes com H1N1, três são de Porto Alegre, dois de Canoas e outros dois de Viamão. Gabbardo ressaltou que nenhum dos pacientes confirmados de H1N1 tinham sido vacinados.

RS em estado de alerta 

Os primeiros casos registrados de Gripe A colocaram em alerta as autoridades da área da saúde no Estado. A lembrança de 2009, quando houve o primeiro surto que causou a morte de quase 300 pessoas, agrava ainda mais a situação. A preocupação das autoridades se dá pelo comprometimento da estrutura de saúde, ainda mais neste momento que há atenção também com outras doenças, como dengue e zika.

O infectologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Luciano Goldani, que acompanhou de perto a evolução da doença em 2009, afirma que ainda é cedo para considerar um surto, mas as autoridades estão atentas. “O Sistema de Saúde do país e, automaticamente, de Porto Alegre está deteriorado. Não tem condições de suportar um surto. Mesmo sem surto, as emergências estão superlotadas”, enfatiza.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895