Conselho da Ufrgs aprova manutenção do sistema de cotas por mais dez anos

Conselho da Ufrgs aprova manutenção do sistema de cotas por mais dez anos

Reserva de 30% das vagas será mantida para candidatos egressos de escola pública

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Conselho da Ufrgs aprova manutenção do sistema de cotas por mais dez anos

publicidade

Os cerca de 70 integrantes do Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) aprovaram, no início da tarde desta sexta-feira, a manutenção do sistema de cotas da instituição por mais dez anos - até 2022. Por 41 votos a 25, o colegiado também definiu manter o percentual atual de reserva de vagas de 30% para candidatos egressos da escola pública. Após a votação, a reunião foi suspensa e os demais pontos do relatório que vai nortear as diretrizes da política de ações afirmativas da universidade devem ser votados na sexta-feira da semana que vem.

O Consun, formado de professores, funcionários e alunos, discute a proposta a ser implantada a partir do vestibular 2013. O prazo para publicação é até o começo do mês setembro. Um dos pontos ainda pendentes se refere à proposta do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de desvinculação entre as questões social e racial. Os estudantes defendem que metade das cotas seja destinada a alunos oriundos do ensino público e o restante a autodeclarados negros, mesmo que tenham estudado em escola particular.

Os integrantes do DCE acamparam desde a noite dessa quinta-feira na Reitoria da Ufrgs, como forma de pressionar o Conselho Universitário a não cancelar a votação. A ocupação foi pacífica e os estudantes não entraram em conflito com a segurança da universidade.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895