Consulado dos EUA homenageia representantes da segurança pública do RS

Consulado dos EUA homenageia representantes da segurança pública do RS

Agraciados foram escolhidos por seu trabalho na promoção da diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade

Correio do Povo

Cerimônia ocorreu no Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre

publicidade

O Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre homenageou, em cerimônia nesta quinta-feira, seis representantes de instituições ligadas à segurança pública por seu trabalho na promoção da diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade.

O delegado de polícia e coordenador do programa RS Seguro, Antônio Carlos Pacheco Padilha; a procuradora de Justiça Ângela Salton Rotunno; o coronel da Brigada Militar, Vladimir Luis Silva da Rosa, a delegada Andréa de Melo Mattos Reschke; a técnica superior penitenciária e assistente social, Rosane Lazzaroto Garcez; e o professor João Eduardo Reymunde, representante da Secretaria Municipal de Saúde, foram agraciados com o prêmio Champions of the Cause – Public Security Champions of DEIA (siglas em inglês para diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade).

“Hoje temos a oportunidade de fazer uma pausa e reconhecer aqueles que já fizeram muito para avançar o que chamamos de DEIA – especialmente na esfera da segurança pública. Cada um de nossos homenageados se destaca em sua instituição, e em suas respectivas áreas, tendo colaborado para mitigar diferenças, defender direitos e dar voz a grupos vulneráveis”, discursou Douglas Koneff, encarregado de negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.

Andréa de Melo Mattos Reschke, titular da Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre, atende denúncias de intolerância referentes às temáticas de raça, cor, etnia, população LGBT, e PcDs. “Sou delegada há 12 anos, mas sem dúvida nenhuma a locação atual é a mais especial. Temos muito amor pelo que fazemos”, afirmou Andréa, que trabalha na delegacia desde sua inauguração.

Rosane Lazzaroto Garcez recebeu o prêmio graças a seu trabalho de boas práticas junto ao sistema penitenciário. “Estou imensamente honrada com a homenagem. Não é fácil desenvolver uma atividade no sistema prisional, mas eu sou apaixonada pelo que eu faço”, disse a promotora de educação.

O consulado tem realizado parcerias com o governo do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, como foi o caso do programa Sports Diplomacy – Esporte para a Mudança Social. Por meio dessa aliança, oito adolescentes foram selecionados com base nos municípios priorizados pelo RS Seguro e estiveram nos Estados Unidos conhecendo projetos aliando a prática de esportes à liderança comunitária.

Em junho de 2021, o presidente dos EUA, Joe Biden, assinou o documento que lançou a base para que todo o governo norte-americano cultive uma força de trabalho baseada em toda a diversidade da nação e que promova oportunidades de empregos equitativas. A Ordem Executiva reafirma que os EUA são mais fortes quando a força de trabalho da nação reflete as comunidades a que serve e quando nossos servidores públicos possuem todas as ferramentas para promover a igualdade para toda a comunidade norte-americana.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895