Contra a PEC 241, estudantes de Letras ocupam salas do Campus do Vale da Ufrgs

Contra a PEC 241, estudantes de Letras ocupam salas do Campus do Vale da Ufrgs

Servidores técnico-administrativos podem entrar em greve em função da tramitação da proposta

Rádio Guaíba

publicidade

Estudantes de Letras ocuparam hoje salas do Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, em protesto contra a aprovação da PEC 241 em segundo turno, na Câmara Federal, na noite de ontem. O texto, que limita gastos públicos pelos próximos 20 anos, segue agora para o Senado, onde deve passar por mais duas votações.

Pelo Rio Grande do Sul, também há ocupações semelhantes em Institutos Federais de educação, ciência e tecnologia, em cidades como Osório, Alegrete, Farroupilha, Charqueadas e Pelotas. Na zona Sul de Porto Alegre, estudantes desocuparam o IFRS/Restinga, nessa segunda-feira. O ato durou quase duas semanas e o grupo pretende retomar as mobilizações assim que o texto chegar ao Senado, onde o texto precisa do apoio de 49 dos 81 senadores. As votações devem ocorrer em 29 de novembro e 13 de dezembro.

Em Pelotas, um juiz federal negou a reintegração de posse do IFSul, e a ocupação se manteve. O juiz Everson Guimarães Silva entendeu que não houve omissão de cunho politico do reitor em não se pronunciar contra a ocupação e rejeitou um pedido de liminar. O mérito da ação ainda precisa ser julgado.

Embora o governo garanta o contrário, os manifestantes temem o congelamento de investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e assistência social.

Em paralelo, servidores técnico-administrativos da Ufrgs e dos IFs da Capital fazem assembleia hoje, que pode resultar em greve geral. O motivo também é a tramitação da PEC no Congresso.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895