Contrato de concessão da freeway será prorrogado, mas Concepa não sabe por quanto tempo

Contrato de concessão da freeway será prorrogado, mas Concepa não sabe por quanto tempo

ANTT fará audiência pública dia 16, no bairro Humaitá, para apresentar o novo edital

Jessica Hübler

Concepa ainda não sabe o prazo de prorrogação do contrato de concessão

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O contrato de concessão com a Triunfo Concepa, que administra desde 2007 os mais de 120 quilômetros de extensão da BR 290 (freeway), deve ser prorrogado. O fim do contrato seria dia 4 de julho de 2017. A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) avalia que a prorrogação do contrato de concessão “é uma das opções tecnicamente viáveis e preservaria os serviços prestados aos usuários da rodovia”. A ANTT ressalta que a questão é um assunto de política pública, “cuja formulação está sob responsabilidade do Ministério dos Transportes Portos e Aviação Civil (MTPA)”. O MTPA foi procurado, mas até o momento não quis se manifestar.

A Triunfo Concepa informou que está aguardando maiores detalhes sobre a prorrogação. O Governo Federal sinalizou que o contrato deve ser prorrogado, mas até o momento a concessionária não foi informada sobre as condições e nem sobre o período de prorrogação do contrato, que pode chegar a 24 meses, no máximo. A ANTT irá realizar audiência pública na próxima quarta-feira, dia 16, no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

No encontro, que inicia às 14h, a Agência irá apresentar o Edital e Contrato, do Programa de Exploração da Rodovia (PER) e dos Estudos de Viabilidade, para concessão da rodovia BR-101/290/386/448/SC/RS, no trecho da BR-101/SC, do km 455,9 até a divisa SC/RS; da BR-101/RS, entre a divisa SC/RS até o entroncamento com a BR-290 (Osório); da BR-290/RS, no entroncamento com a BR-101 (A) (Osório) até o km 98; da BR-386, no entroncamento com a BR-285/377 (B) (para Passo Fundo) até o entroncamento com a BR-448; e da BR-448, no entroncamento com a BR-386 até o entroncamento com a BR-116/290.

A proposta para o PER é que sejam implantados 22 quilômetros de vias marginais; 60 melhorias em acesso; 58 dispositivos, sendo 11 interconexões diamante, duas interconexões diamante invertidas, quatro interconexões trombeta, seis interconexões Parclo, 24 retornos em nível, seis meios-retornos em nível e cinco trevos completos; além da implantação de 27 passarelas. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 7,9 bilhões. O trecho de 467,7 quilômetros a ser licitado consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade.

Os usuários da rodovia que quiserem enviar suas contribuições, podem preencher um formulário eletrônico no site da ANTT e encaminhar as sugestões até o dia 17 de março. O presidente da Câmara Municipal de Cachoeirinha e coordenador do Movimento Livre Acesso à freeway, Marco Barbosa, informou que o grupo pretende entrar na Justiça.

“O Movimento Livre Acesso à freeway irá ingressar com uma ação popular na Justiça Federal para garantir a publicação do edital no prazo previsto sem prorrogação de contrato”, ressaltou Barbosa. Ele também questiona o tempo para desenvolver o edital de licitação para o próximo período. “20 anos não foram suficientes?”, indagou Barbosa. “Não há justificativa capaz d explicar esta prorrogação anunciada pelo Governo Federal”, destacou.

Enquanto isso, o Movimento Ponte do Guaíba comemora a prorrogação do contrato. “Lamentamos que pessoas que desconhecem os riscos, transtornos e prejuízos decorrentes da falta de içamento do vão móvel da ponte do Guaíba critiquem a extensão do prazo de concessão, sem oferecer uma alternativa viável”, apontou o líder do Movimento, Luiz Domingues. Segundo ele, há apenas dois técnicos capazes de operar o mecanismo de içamento do vão móvel e ambos são funcionários da Triunfo Concepa.

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